Huawei Mate X3 a caminho com comunicações por satélite mais avançadas que o iPhone

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda que poucos se recordem, a Huawei foi a primeira marca a anunciar um smartphone com comunicações por satélite.

Agora, prepara-se para ultrapassar outra vez a Apple, com o novo dobrável Mate X3 a chegar ao mercado com comunicações por satélite mais avançadas do que as do iPhone 14 Pro.

Huawei Mate X3 vai permitir mensagens por voz nas comunicações por satélite

Huawei Mate X2
O Huawei Mate Xs 2 está disponível em Portugal por um custo 1.999,99 euros Crédito@Huawei

A Huawei foi a primeira fabricante de smartphones a apresentar a funcionalidade comunicações por satélite. Tudo porque anunciou o seu Mate 50 Pro, equipado com este recurso a 6 de setembro de 2022. Exatamente um dia antes de a Apple apresentar a sua nova geração iPhone 14 que chegava também com a mesma funcionalidade.

Mas, verdade seja dita, o Mate 50 Pro apenas permitia que os utilizadores enviassem mensagens escritas utilizando o sistema de satélites. Já o iPhone permite enviar e também receber, através da comunicação por satélite, as mensagens escritas.

Portanto, o domínio da Huawei foi curto. Mas parece que a marca chinesa não desistiu desta competição e prepara-se para ultrapassar a Apple, novamente. Desta vez, ao que tudo indica, será a pioneira em disponibilizar as mensagens por voz, utilizando o sistema de satélites.

Outra das novidades é que este recurso vai chegar primeiro ao mercado com o novo dobrável Mate X3 e não com a nova série P60 da Huawei. A informação chega através de um utilizador da rede social chinesa Weibo que avança que o novo dobrável poderá chegar já em fevereiro enquanto a série P60 deverá ser lançada em março.

Saliente-se que tanto o Mate X3 como a nova série P60 vão chegar equipada com conectividade por satélite. O envio de mensagens de voz, através deste recurso, estará disponível nestes novos modelos Huawei, mas não ficou esclarecido se os utilizadores apenas vão conseguir enviar as mensagens por voz ou se também vão conseguir recebê-las.

Por outro lado, algumas fontes sugerem que também a Samsung se vai juntar a esta corrida e integrar já na próxima série premium Galaxy S23 comunicações por satélite. Os pormenores, no entanto, são escassos e, por essa razão, não sabemos como vai funcionar este recurso na família Galaxy.

Mas regressemos à Huawei. O novo dobrável Mate X3 poderá então ser lançado no mercado chinês já no próximo mês de fevereiro.

Mas a marca tem conseguido manter o novo terminal no segredo dos deuses. Até agora, poucas foram as informações sobre as suas especificações que saíram dos cofres fortes da Huawei. Apenas sabemos que o modelo vai contar com o processador Snapdragon 8 Gen 2 SoC, mas apenas co suporte para comunicações 4G.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt