Samsung novo sensor ISOCELL de 200 megapixéis vai ser difícil de bater

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Antes da apresentação oficial do novo modelo premium mais avançado Galaxy S23 Ultra, a Samsung revelou o novo sensor ISOCELL HP2.

O componente chega com 200 megapixéis de resolução e vem carregado da mais recente tecnologia para a imagem. Atenção, Apple, vai ser difícil bater o novo sensor da Samsung que poderá ser integrado no Samsung Galaxy S23 Ultra.

Samsung ISOCELL HP2 com tecnologia para fornecer imagens vívidas e detalhadas

Samsung ISOCELL HP2
A samsung não confirmou se o sensor do Galaxy S23 Ultra será o novo ISOCELL HP2 Crédito@Samsung

A sensivelmente 15 dias do evento Unpacked que vai revelar a nova série premium de smartphones Galaxy S23, a Samsung apresentou o ISOCELL HP2 que, ao que tudo indica, vai ser o sensor principal do modelo Galaxy S23 Ultra.

E estamos perante um componente que chega para conquistar os adeptos de fotografia mais exigentes. Com uma resolução de 200 megapixéis, o novo sensor coloca os pixéis num formato ótico de 1/1,3 polegadas, à semelhança do que o sensor de 108 megapixéis do Galaxy S22 Ultra já faz.

Também como o seu antecessor, o ISOCELL HP2 está equipado com a tecnologia Pixel-binning, o que significa que as imagens captadas por este sensor combinam vários pixéis em apenas um. O resultado prático é que as fotos têm mais detalhe, além de serem mais nítidas e vívidas.

Por outro lado, o ISOCELL HP2 vai também fornecer a opção de gravação de vídeo com resolução 8K a 30 frames por segundo. Mais: dispõe de um processo de binning de 4 a 16 pixéis que permite um desempenho bastante bom, em ambientes com pouca luz.

A Samsung acrescenta também que o novo sensor chega equipado com tecnologia Dual Vertical Transfer Gate para reduzir a superexposição e otimizar a capacidade de reprodução de cores, sobretudo com ambientes que tenham uma luz mais intensa.

É importante salientar um ponto. A Samsung não confirmou oficialmente que o novo ISOCELL HP2 é o sensor primário do Galaxy S23 Ultra. Apenas disse que o componente tinha já entrado na fase de produção em massa.

Mas, tendo em conta, as especificações do ISOCELL HP2 e o facto de ter sido apresentado a poucos dias do evento Unpacked, não será surpreendente se este estiver integrado no novo smartphone premium mais avançado da marca. Mas só o podemos confirmar no próximo dia 1 de fevereiro, pelas 18 horas de Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt