Depois de ter sido impedida de usar o Android e os serviços Google, a Huawei tenta manter-se de pé no mercado mobile. O seu mais recente esforço, nesse sentido, é convencer os programadores a levar as suas aplicações para a loja de aplicações da chinesa.
A AppGallery é a alternativa à Play Store que vem instalada em todos os smartphones Huawei. Agora, com a impossibilidade de usar a loja da Google, a chinesa quer aumentar o leque de ofertas da sua própria loja de aplicações.
Para isso, a chinesa está a enviar emails aos programadores para estes colocarem as suas criações também na AppGallery. No email a que a XDA Developers teve acesso, são quatro os argumentos usados pela Huawei.
Porque razões os programadores devem levar as suas apps para a AppGallery
- Nos últimos dois anos, a Huawei vendeu mais de 350 milhões de smartphones em todo o mundo, cerca de metade fora da China
- Todos os smartphones Huawei vêm com a AppGallery instalada de fábrica, que contém 270 milhões de utilizadores ativos mensalmente
- A Huawei garante total apoio aos programadores que decidam publicar as suas aplicações na AppGallery
- Estão convidados a jantarem-se, gratuitamente, a uma comunidade de 560 mil programadores
Algo que levanta algumas dúvidas prende-se com o suporte prometido pela empresa chinesa. Quando a Huawei fala em total suporte, não fica explicita abrangência do apoio dado pela chinesa aos seus parceiros.
Huawei tenta a todo custo seguir sem a Google e o Android
Depois de a Google ter cortado ligações com a Huawei, a chinesa tem, a todo custo, tentado construir o seu próprio caminho. O principal passo passa pelo Oak OS, o sistema operativo que a chinesa está desenvolver desde 2012 como alternativa ao Android.
Mas um sistema operativo não é nada sem aplicações. Assim sendo, a Huawei promete que o seu software será compatível com aplicações Android. Mas uma vez que não poderá usar a Play Store, é aqui que entra em cena este esforço de cativar os programadores para a sua AppGallery.
Sabe mais sobre os problemas da Huawei:
- Huawei interrompe o desenvolvimento de novos computadores
- Facebook suspende pré-instalação das suas apps em smartphones Huawei
- Alternativa ao Android da Huawei chegará mais cedo que o previsto