Huawei diz não ao Google Maps e escolhe a TomTom

António Guimarães
1 comentário

Após o banimento por parte dos Estados Unidos, a Huawei quer tornar-se cada vez mais independente das tecnologias americanas, incluíndo a Google. Visto que não está autorizada a colocar serviços da Google nos seus equipamentos de origem, a gigante chinesa fechou um acordo com a TomTom.

A TomTom é uma empresa holandesa (Países Baixos) que fabrica sistemas de navegação para veículos. Dada a experiência que a empresa tem no mercado a desenvolver sistemas de GPS mesmo antes dos telemóveis, é a parceira perfeita para preencher a lacuna da Huawei.

Com este acordo, a Huawei e a TomTom podem desenvolver conjuntamente uma solução para competir com o Google Maps. É certamente difícil competir com os serviços da Google mas pelo menos a Huawei terá a sua versão de programa de orientação, não ficando mais dependente da Google.

fdv
Será que vamos ter um "Huawei Maps?"

Huawei continua a vender apesar das controvérsias

No seu mercado caseiro, na China, a situação com os Estados Unidos não afetou de todo a Huawei. A empresa continua a vender os seus telemóveis com tremendo sucesso. Até mesmo o dobrável experimental Huawei Mate X já viu 200 mil unidades vendidas no mercado asiático.

A Huawei irá agora passar por uma grande fase de adaptação. A empresa já decidiu simplesmente libertar-se dos serviços da Google em vez de esperar que as relações com China e Estados Unidos se resolvam. Este conflito comercial entre países foi o catalisador para toda a situação.

Verdade seja dita, a Huawei foi "teimosa" em não querer colocar processadores Snapdragon nos seus telemóveis nos Estados Unidos, como faz a Samsung. Seja como for, é tarde para voltar atrás.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.