A Huawei começou a distribuir a mais recente versão da sua interface, a EMUI 11, baseada no sistema operativo Android 11 da Google, cumprindo-se as previsões divulgadas em meados de novembro. A atualização chega via OTA (over the air).
Este desenvolvimento foi divulgado por vários utilizadores através da plataforma Reddit onde publicaram as capturas de ecrã com a notificação da atualização. Logo em seguida, as novidades foram avançadas pelo blog Huawei Ailesi, da Turquia.
A EMUI 11 começou a chegar aos smartphones Huawei
Atentando na captura de ecrã, vemos um resumo das novidades, a informação do tamanho do pacote a descarregar - 1,11 GB, além do número da compilação. Em imagens complementares igualmente provenientes da Turquia o changelog é mais detalhado.
De qualquer modo, com um simples exercício de tradução vemos que o leque de funções é similar ao que havia sido divulgado pelas versões de testes beta. A súmula das melhorias pode ser encontra mais abaixo, no fim do artigo.
Por outro lado, a Huawei parece ter iniciado os trabalhos preparatórios para a migração do sistema Android para o seu Harmony OS, com base na ausência do tradicional logótipo verde do sistema operativo Android ao iniciar o smartphone.
Vale ainda frisar que se mantém o chavão "Powered by Android" ao ligar o dispositivo, de qualquer modo, começam a ser notórios os sinais da menor dependência da Huawei face ao sistema operativo norte-americano.
Smartphones Huawei com direito à nova EMUI 11
Primeira fase - dezembro de 2020
- Huawei P40 - já a receber
- Huawei P40 Pro - já a receber
- Huawei P40 Pro+ - já a receber
- Huawei Mate 30 Pro - já a receber
Segunda fase - até março de 2021
- Huawei Mate Xs
- Huawei P30
- Huawei P30 Pro
- Huawei P30 Pro New Edition
- Huawei Mate 20 X
- Huawei Mate 20 Pro
- Huawei Mate 20
- Huawei Mate20 RS Porsche Design
- Huawei Mate 20 X 5G
- Huawei Nova 5T
A nova EMUI 11 baseia-se na mais recente versão do sistema operativo Android 11, acrescentando-lhe algumas funções que aqui damos conta. Em prol da transparência partilhamos a compilação de capturas de ecrã.
Estas são as principais melhorias para os utilizadores de smartphones Huawei:
- Artistic Always-on-display (AoD)
- Melhorias na ferramenta multi-janela (multi-tasking)
- Colaboração multi-ecrã
- Animações mais naturais e suaves
- Legendas com base em inteligência artificial
- Melhorias de segurança e controlo de permissões
- Função Starry Night
- Correções de segurança e atualização do patch
A distribuição da EMUI 11 é feita de forma gradual e faseada, chegando em primeiro lugar aos dispositivos topo de gama. Os demais terão que aguardar mais um pouco, seguindo a calendarização referida acima.
Resta, contudo, uma pungente dúvida. Será esta a última atualização da EMUI baseada no sistema operativo Android? Antes, isto é, de uma transição para a plataforma própria da Huawei, o Harmony OS?
Editores 4gnews recomendam:
- Black Friday: poupa 400 € neste bom portátil Huawei Matebook
- Black Friday 2020: os melhores descontos de tecnologia em Portugal
- Huawei já deu o primeiro passo para se "livrar" do Android!