Google-Nexus-2015Nada como uma notícia intrigante, repleta de conteúdos e proveniente de várias fontes para animar um fim de semana bastante soalheiro por terras lusas. Do outro lado do mundo surgiram várias fontes a referir uma Huawei extremamente ambiciosa e que pode estar prestes a surpreender tudo e todos ao criar o seu próprio sistema operativo, além de novos rumores sobre o Huawei Nexus.

Já circulam na internet notícias que sugerem planos bastante ambiciosos para a Huawei, segundo consta esta marca #chinaaopoder está a desenvolver um sistema operativo próprio, o Kirin OS que dará à marca alguma margem de manobra para escapar ao domínio do iOS, provavelmente será usado em wearables e outros gadgets, a seu tempo saberemos.

Os processadores Kirin são feitos pela própria Huawei e a marca já os tem utilizado em vários dos seus equipamentos, desde os gama baixa até aos topos de gama como o Huawei P8 mas agora temos várias fontes a sugerir que a Huawei está mesmo a desenvolver um sistema operativo próprio em conjunto com um novo processador Kirin.

   

Relativamente ao Huawei Nexus, a marca já fez várias manchetes em que surgia como uma das mais prováveis construtoras para o próximo smartphone Nexus, ela e a sul-coreana LG. Além disso, no dia 2 de Junho a Huawei irá realizar um evento em Nova Iorque e quem sabe, podemos ter novidades bem interessantes.

Relativamente ao suposto Huawei Nexus, segundo uma fonte chinesa, este dispositivo será muito semelhante ao próximo Huawei Mate 8 que será apresentado no Outono. Este phablet Mate 8 terá uma construção premium em metal e vidro, com um ecrã de 5.7 polegadas e resolução de 1440 x 2560 ou QHD. Em termos de processador, face aos inúmeros incidentes de sobre-aquecimento do Snapdragon 810 é expectável um processador Kirin que não padeça desses males, tanto no Huawei Nexus como no Mate 8.

Por último, outra fonte chinesa avança mais informações sobre o processador do Huawei Nexus, apontando o Kirin 930 para o próximo phablet com stock Android. Este Kirin 930 é um octa-core a 64 bits com quatro núcleos Cortex-A57 e quatro núcleos Cortex-A53, se bem que a Huawei já está a desenvolver os Kirin 940 e Kirin 950 portanto podemos ver um motor ainda mais potente no Huawei Nexus, caso este se materialize.

Um sábado repleto de novidades da Huawei, será que tudo isto não passa de rumores infundados ou teremos aqui algo em concreto?

Talvez queiras ver: