Huawei a desenvolver um sistema operativo Kirin OS e mais notícias sobre o Huawei Nexus

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Nada como uma notícia intrigante, repleta de conteúdos e proveniente de várias fontes para animar um fim de semana bastante soalheiro por terras lusas. Do outro lado do mundo surgiram várias fontes a referir uma Huawei extremamente ambiciosa e que pode estar prestes a surpreender tudo e todos ao criar o seu próprio sistema operativo, além de novos rumores sobre o Huawei Nexus.

Já circulam na internet notícias que sugerem planos bastante ambiciosos para a Huawei, segundo consta esta marca #chinaaopoder está a desenvolver um sistema operativo próprio, o Kirin OS que dará à marca alguma margem de manobra para escapar ao domínio do iOS, provavelmente será usado em wearables e outros gadgets, a seu tempo saberemos.

Os processadores Kirin são feitos pela própria Huawei e a marca já os tem utilizado em vários dos seus equipamentos, desde os gama baixa até aos topos de gama como o Huawei P8 mas agora temos várias fontes a sugerir que a Huawei está mesmo a desenvolver um sistema operativo próprio em conjunto com um novo processador Kirin.

Relativamente ao Huawei Nexus, a marca já fez várias manchetes em que surgia como uma das mais prováveis construtoras para o próximo smartphone Nexus, ela e a sul-coreana LG. Além disso, no dia 2 de Junho a Huawei irá realizar um evento em Nova Iorque e quem sabe, podemos ter novidades bem interessantes.

Relativamente ao suposto Huawei Nexus, segundo uma fonte chinesa, este dispositivo será muito semelhante ao próximoMate 8.

Por último, outra fonte chinesa avança mais informações sobre o processador do Huawei Nexus, apontando o Kirin 930 para o próximo phablet com stock Android. Este Kirin 930 é um octa-core a 64 bits com quatro núcleos Cortex-A57 e quatro núcleos Cortex-A53, se bem que a Huawei já está a desenvolver os Kirin 940 e Kirin 950 portanto podemos ver um motor ainda mais potente no Huawei Nexus, caso este se materialize.

Um sábado repleto de novidades da Huawei, será que tudo isto não passa de rumores infundados ou teremos aqui algo em concreto?

Talvez queiras ver:

  • Huawei P8 Lite já disponível na europa a partir de 260€
  • Huawei Nexus 8 volta a ser referido após novo vídeo da Google
  • Huawei Mate 8 com ecrã 6″ polegadas 2k e kirin 930 poderá ser uma realidade em breve
  • Caiu em leak todas as datas para os lançamentos Huawei e Xiaomi. Xiaomi Mi5 para Novembro Mi4s a caminho
  • Huawei Honor Pad Note e Huawei Honor Pad apresentados
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.