Xiaomi, OPPO e Nothing trabalham nas comunicações via satélite com a Qualcomm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi, OPPO, Nothing, Motorola e outras fabricantes de dispositivos móveis trabalham atualmente no sentido de trazer a conetividade via satélite para os seus smartphones.

A tecnologia acabará com as falhas de cobertura de rede móvel e garantirá que nunca ficaremos privados de serviço, porventura quando dele mas precisamos.

As notícias chegam-nos do Mobile World Congress 2023, o MWC 23 a decorrer em Barcelona. Aí, fabricantes como a Xiaomi, Vivo, Motorola, OPPO, Honor, bem como Nothing já expressaram as suas intenções em implementar esta tecnologia da Qualcomm em futuros smartphones.

Apple foi pioneira ao incluir comunicações de emergência por satélite nos iPhone 14

Apple iPhone 14

A pioneira na implementação desta tecnologia foi a Apple com os seus iPhone 14 apresentados em setembro último. A funcionalidade visa garantir comunicações de emergência através da ligação direta aos satélites de comunicação. Desse modo, em caso de urgência o utilizador terá sempre uma via de acesso aos serviços de emergência graças às chamadas / SMS via ligação de satélite.

É um dos casos em que, na minha opinião, é com bons olhos que vejo as fabricantes Android a seguir este exemplo. Algo que pode ajudar o utilizador comum nos momentos mais delicados, em caso de acidente numa região remota, ou quando por algum motivo o acesso à rede móvel é interrompido ou apresenta falhas.

Apple iPhone 14

De momento, a conexão por satélite com os novos Apple iPhone é possível graças aos componentes de RF personalizados pela própria Apple e pelo modem da Qualcomm.

Segundo o vice-presidente de produto da Qualcomm,Francesco Grilli:

"Ao incorporarem a tecnologia Snapdragon Sattelite na próxima geração de dispositivos, os nossos parceiros poderão oferecer a possibilidade de envio de mensagens por satélite. Isto graças à constelação de satélites LEO já comercialmente disponíveis. Algo que possibilita aos subscritores em todo o mundo manterem-se ligados à família e amigos, mesmo que estejam a explorar os esplendores da natureza.

Qualcomm apresentou a sua soluções no CES Las Vegas 2023

Qualcomm

A norte-americana Qualcomm deu a conhecer a sua tecnologia de comunicações por satélite, para efeitos de emergência, durante o CES Las Vegas 2023, no início de janeiro. Apelidado Snapdragon Satellite, a tecnologia visa manter, sempre, uma ponte de comunicação entre o dispositivo e o resto do mundo.

Até ao momento, contudo, as fabricantes Android não se haviam pronunciado quanto à implementação deste sistema, algo que agora muda no MWC 2023.

De uma só empreitada, desde a Xiaomi, à OPPO, Motorola, Nothing e várias outras marcas fazem saber que os seus próximos telefones incorporarão esta possibilidade.

Para já, contudo, a tecnologia está em desenvolvimento, com a solução da Qualcomm a ser acompanhada e auxiliada pelas principais marcas do segmento Android.

Porém, sabemos que a Snapdragon Satellite será possibilitada pelos próximos modems RF da Qualcomm a chegar com os processadores das gamas Snapdragon 8 até aos Snapdragon 4.

Happy to see so many partners working with @Qualcommon @Snapdragon satellite!https://t.co/jjBQXxHDWC

— Francesco Grilli (@GrilliF) 27 de fevereiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.