Homem cria o próprio smartwatch (e diz-te como criares o teu)

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Já alguma vez pensaste em criar os teus próprios gadgets em casa? Foi essa a ideia que levou o utilizador do Reddit Samson March a criar o seu próprio relógio inteligente. A máquina a que chamou “Smarch Watch” tem código próprio e levou poucas semanas a pôr em prática.

Este homem não só criou um smartwatch de raiz, como ainda deixou detalhes do processo. Através da plataforma imgur podes aceder à minuta que te poderá levar a querer criar o teu próprio relógio inteligente.

smarch watch
Imagem: Samson March

Sinais da era “faz tu mesmo”?

O dispositivo mostra-se bastante atrativo ao olhar. A bateria tem uma autonomia de sete dias, e demora a carregar apenas duas horas e meia. Como é óbvio, a estação de carregamento também foi construída por Samson March.

O Smarch Watch é um relógio com as características de muitos outros. É possível aceder às notificações do smartphone, como mensagens, email ou calendário. Contudo, o criador afirma que ainda não conseguiu implementar a “reprodução musical” no dispositivo.

smarch watch
Imagem: Samson March

Quanto custa fazer um smartwatch em casa?

Estes são os números específicos desta criação. Os materiais foram escolhidos a dedo, de forma tornar o relógio o mais barato possível, custando assim 50 dólares a construir. Samson admite que, para o projeto ser lucrativo e de sucesso teria de “cobrar entre 200 e 250 dólares para fazer dinheiro”.

O plano, no entanto, não é vender o relógio. Através da sua publicação no github, revela todos os passos a seguir para quem queira iniciar-se. Samson admite ter trabalhado cinco anos como designer de produto e ter acesso a uma impressora 3D. O que certamente o ajuda na hora de colocar projetos como este em prática.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.