Hackers criam ferramenta capaz de desbloquear qualquer iPhone!

António Guimarães
Comentar

Um grupo de hackers chamado unc0ver afirma ter criado uma ferramenta que consegue desbloquear qualquer iPhone, sem restrições de versões do sistema operativo. A ferramenta serve para fazer "jailbreak", ou seja, ter acessos administrativos no sistema operativo.

Este é um processo semelhante ao "root" no Android mas mais complexo. De acordo com as afirmações do grupo, qualquer iPhone até ao iOS 13.5 consegue ser desbloqueado, permitindo mais liberdades ao utilizador. Não tardou até começarem a fazer piadas no Twitter sobre isso.

#unc0ver v5.0.0 is NOW OUT.

— Pwn20wnd (@Pwn20wnd) 23 de maio de 2020

Apple headquarters rn pic.twitter.com/ziKBczIVMG

— Juan 😼❄️ (@Juuuann_) 23 de maio de 2020

Apple vai rapidamente lançar um patch para bloquear a ferramenta

Da mesma forma que hackers trabalham rapidamente para desbloquear dispositivos, a Apple já deve estar a trabalhar numa solução. É muito provável que a próxima atualização do iOS traga um patch que negue por completo a ferramenta dos unc0ver. A equipa não revelou detalhes sobre como funciona a ferramenta, no entanto.

A Apple sempre gabou a segurança dos seus dispositivos mas essa fama já não é tão grande como em outros tempos. Ainda há dias hackers conseguiram deitar a mão a uma versão Beta do iOS 14, meses antes do seu lançamento oficial.

Seja como for, os especialistas de segurança não aconselham o "jailbreak" a utilizadores comuns. Desbloquear esse tipo de acessos ao iPhone pode levar a grandes vulnerabilidades. Afinal, se o sistema em si já possui falhas, muito mais inseguro será se for desbloqueado por um utilizadores inexperiente.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.