Guerra de chips à vista: Dimensity 9300 chega em novembro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Na reta final do ano, está à vista uma guerra entre processadores especialmente concebidos para smartphones premium.

O Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm chega esta semana e a MediaTek vai lançar o seu chip de topo nos primeiros dias de novembro.

Novo processador MediaTek pode chamar-se Dimensity 9300

imagem do anúncio da MediaTek sobre o chip Dimensity 9300
Anúncio publicado pela MediaTek a anunciar um lançamento para o próximo dia 6 de novembro Crédito@Gizmochina/MediaTek

De acordo com informações divulgadas por vários órgãos de comunicação internacionais, o próximo processador de topo da MediaTek chega já no próximo dia 6 de novembro.

Espera-se que o chip tenha a designação comercial de Dimensity 9300, mas não existem certezas sobre o nome. Mas parece que já ganhou esta designação, especialmente depois de ter passado pelas plataformas de benchmarking AnTuTu e Geekbench.

As conhecidas plataformas acabaram por revelar alguns pormenores técnicos sobre o novo chip. Na sua estrutura, o processador conta com quatro núcleos Cortex X4, quatro núcleos Cortex A720 e ainda uma GPU Immortalis G720.

Curiosamente, algumas fontes avançam que nenhum destes núcleos está direcionado para a eficiência energética, concentrando-se apenas no desempenho. O Dimensity 9300 conta também com suporte para memória RAM LPDDR5x e armazenamento UFS 4.0.

Primeiros smartphones com MediaTek Dimensity 9300

Entretanto, alguns rumores revelaram já quais vão ser os primeiros smartphones a chegar ao mercado com o novo processador de topo da MediaTek.

Logo na terceira semana de novembro, chega a série Vivo X100, cujo modelo base e modelo Pro vão integrar o Dimensity 9300. Já o terminal Vivo X100 Pro+ terá o Snapdragon 8 Gen 3.

Depois e já no primeiro trimestre de 2024 será a vez de ser lançado o OPPO Find X7 que terá também o novo Dimensity 9300 alojado no seu interior.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt