O grupo Ransomed.vc lançou um alerta que está a preocupar todos os utilizadores Sony, Estes afirmam ter invadido e comprometido com sucesso todos os sistemas da empresa nipónica.
Embora as evidências existentes deste ataque não sejam totalmente convincentes, há uma preocupação generalizada entre o público, especialmente aqueles que usam os serviços e equipamentos da Sony. Após estas declarações, há o receio da divulgação de informações sensíveis.
Sony terá sido alvo de um amplo ataque informático
Esta notícia está a ser avançada pela publicação Cyber Security Connect e despoletou um novo alvoroço na internet. A sua peça atenta à divulgação de um comunicado do grupo Ransomed.vc a dar conta de mais um ataque informático bem-sucedido.
"Comprometemos com sucesso todos os sistemas Sony. Não vamos resgatá-los! Venderemos os dados, pois, a Sony não querer pagar. OS DADOS ESTÃO À VENDA,"
O grupo não esconde as suas intenções para com os dados que alega ter recolhido dos sistemas da empresa nipónica. Perante a recusa da Sony em pagar um resgate por essa informação, o próximo passo será a divulgação de todos os dados recolhidos.
Tais afirmações estão presentes na página do Ransomed.vc quer na internet normal, quer na dark web. Está, portanto, visível a qualquer internauta, mas ainda não sabemos em que moldes este grupo procederá à venda dos dados recolhidos.
Com esta declaração, os responsáveis por este ataque designaram o dia 28 de setembro como data de publicação. Tudo aponta para que seja este o dia em que o Ransomed.vc publicará todos os dados recolhidos dos sistemas da Sony, cumprindo com a sua promessa.
Provas do ataque informático à Sony suscitam algumas dúvidas
Além do aviso, este grupo divulgou dados adicionais com o intuito de comprovar o seu ataque informático. Porém, os dados partilhados estão a suscitar algumas dúvidas junto dos especialistas.
As "provas" partilhadas pelo grupo Ransomed.vc incluem uma captura de ecrã de uma página interna de login, uma apresentação PowerPoint interna e vários ficheiros Java. Além disso, divulgaram a árvore dos ficheiros recolhidos neste ataque.
O último ponto é um dos que mais estranheza provoca nesta história pelo facto de conter apenas 6000 ficheiros. Num ataque da magnitude que o grupo afirma ter desenvolvido, esperava-se um número maior de ficheiros comprometidos.
O grupo Ransomed.vc é relativamente recente, mas afirma já ter efetuado vários ataques informáticos com sucesso. Desde setembro, eles já terão feito um número interessante de vítimas, sendo a Sony uma das mais mediáticas.
Há data da escrita deste artigo, a Sony ainda não fez nenhum comentário sobre estas alegações. Com efeito, se tens conta em algum dos serviços da nipónica, o melhor é alterar as tuas credenciais de acesso logo que possível.
Editores 4gnews recomendam: