Google Pixel 8 trarão um novo recorde de atualizações para o mundo Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung é atualmente uma das fabricantes com maior longevidade nas suas atualizações do Android, com a promessa de quatro grandes atualizações. Contudo, isso poderá mudar brevemente com o lançamento dos Google Pixel 8.

Ao que tudo indica, a norte-americana voltará ao topo da hierarquia neste campo com a promessa de 7 anos de atualizações Android para os seus novos smartphones. Será, sem dúvida, um novo marca para o mercado e um exemplo a seguir pelas demais fabricantes.

Google Pixel 8 terão direito a 7 anos de atualizações

Esta informação ainda não é oficial, mas consta da lista de especificações dos Pixel 8 avançada pela publicação 91 Mobiles. Em rigor, a fonte diz que os novos smartphones da Google terão "sete anos de atualizações de sistema operativo, segurança e recursos".

Google Pixel 8

A frase, conforme está escrita, dá também a entender que os Pixel 8 poderão ser suportados de forma oficial durante sete anos. Ou seja, na pior das hipóteses, estes equipamentos receberão todas as atualizações comummente disponibilizadas para os produtos Android durante esse período.

Habitualmente, as fabricantes costumam cessar as atualizações para o Android um ano mais cedo que as atualizações de segurança. Tome-se como exemplo a Samsung que oferece quatro anos de atualizações de sistema e cinco anos de atualizações de segurança.

Assim sendo, o pior cenário deste rumor será seis anos de atualizações Android e sete de segurança para os Pixel 8. Mesmo que assim seja, os novos smartphones da Google serão um novo exemplo a seguir neste capítulo.

Estarão os smartphones preparados para uma vida tão longa?

A questão que se coloca com sete anos de atualizações é como se portarão os smartphones Pixel tantos anos após o seu lançamento. Esta será um dos maiores períodos de vida útil mais longos do universo Android, portanto, as incertezas são muitas.

Note-se que o primeiro smartphone Google com processador Tensor foi lançado em 2021 com a apresentação dos Pixel 6. Com efeito, ainda não temos um exemplo de como é o desempenho do processador da Google sete anos após o seu lançamento.

Importa, portanto, aguardar pela apresentação oficial dos Pixel 8 para aferir se esta política de atualizações se confirmará. Caso seja, será um exemplo para o restante universo Android e algo que obrigará as demais fabricantes a rever as suas políticas de atualizações.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.