Grande atualização do Google Pixel 8 Pro vai melhorar vídeo e fotos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Google está a terminar o ano com chave de ouro ao lançar uma grande atualização para o seu smartphone de topo Pixel 8 Pro. Com esta atualização chegam correções de bugs e novos recursos, alguns baseados em IA. Destaque para novas funcionalidades, como o Video Boost e o Night Sight, especialmente concebidas para otimizar os vídeos gravados.

Novos recursos para vídeo baseiam-se em tecnologia IA

imagem do Google Pixel 8 Pro na mão de uma pessoa
Os novos recursos estão apenas disponíveis no Google Pixel 8 Pro Crédito@Google

O recurso Video Boost, exclusivo do Pixel 8 Pro, está disponível já a partir de hoje. A funcionalidade carrega os vídeos para o serviço em nuvem, nos quais “modelos de fotografia computacional ajustam a cor, iluminação, estabilização e grão”. Depois de todos os retoques, o utilizador recebe o vídeo que, em princípio, vai “parecer muito mais real”.

Outro dos novos recursos é o Night Sight que recorre a tecnologia IA para reduzir o ruído registado em vídeos gravados em ambientes noturnos ou em condições da fraca luminosidade.

Esta funcionalidade é uma marca registada dos smartphones Pixel da Google que até agora estava limitada à aplicação em imagens estáticas (fotografias). A gigante de pesquisa afirma ainda que este recurso é capaz de produzir “imagens fantásticas de time lapse”.

Mais recursos para a fotografia e para o Pixel Fold

A atualização agora lançada é extensa e inclui também recursos para a fotografia. Como por exemplo, um novo modo de balanceamento de luz em retratos que apaga sombras fortes, mesmo nas imagens que estão já guardadas na biblioteca do utilizador.

Por sua vez, o recurso Photo Unblur foi especialmente concebido para os animais de estimação, tornando mais nítida na foto a imagem do focinho dos animais.

O Pixel Fold também não foi esquecido e apresenta agora uma nova visualização em ecrã duplo. Esta funcionalidade vai mostrar uma imagem prévia do que a câmara do ecrã exterior capta enquanto o utilizador enquadra a foto no ecrã interno.

Na prática, este recurso permite que todos os modelos que vão ser fotografados vejam uma possibilidade do resultado final, antes de o obturador disparar para captar a imagem.

Estas são algumas das novidades desta grande atualização que chega mesmo a tempo para otimizar a captação dos melhores momentos desta época festiva.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt