GPT-3: a Inteligência Artificial incrível que promete revolucionar o mundo

Filipe Alves
Comentar

Ainda que tenhamos de crescer muito no mundo tecnológico para que a Inteligência Artificial (IA) venha a ser tão inteligente e independente quanto o homem, as evoluções neste segmento são impressionantes.

O GPT-3 é isso mesmo. Uma evolução tão considerável que muitos desenvolvedores lhe estão a chamar de revolucionária. De forma simples, esta Inteligência Artificial consegue criar quase tudo aquilo que lhe pedes.

Alguns exemplos da nova GPT-3 Inteligência Artificial

Words → website ✨A GPT-3 × Figma plugin that takes a URL and a description to mock up a website for you. pic.twitter.com/UsJz0ClGA7

— Jordan Singer (@jsngr) 25 de julho de 2020

Nestes exemplos podemos ver como é que a tecnologia funciona. O desenvolvedor simplesmente diz numa pequena caixa de texto aquilo que pretende e a Inteligência Artificial trata do resto.

This is mind blowing.With GPT-3, I built a layout generator where you just describe any layout you want, and it generates the JSX code for you.W H A T pic.twitter.com/w8JkrZO4lk

— Sharif Shameem (@sharifshameem) 13 de julho de 2020

Estamos a falar deste pequenos botões a páginas web completas. Vale a pena frisar que não há, até ao momento, qualquer tipo de tecnologia tão avançada quanto esta no departamento de Inteligência Artificial.

Até histórias a Inteligência Artificial consegue criar

Open AI

Porém, não se fica por webdesign. A nova Inteligência Artificial GPT-3 consegue também criar histórias ou contos totalmente ficcionais. Embora impressionante, vale a pena referir que esta tecnologia pode também ser perigosa para o ano em que vivemos.

Numa altura em que as notícias falsas (fake news) são cada vez mais alarmantes não é propriamente bom termos uma Inteligência Artificial que também consegue criar a sua.

Em suma, o mundo está a evoluir e parece que o nosso futuro passará em alguma forma pela Inteligência Artificial. Esperemos apenas que a saibamos controlar ao ponto de não nos ultrapassar.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.