O hábito de deixar uma bonificação financeira a quem nos atende em ambientes de restauração e hotelaria não é particularmente expressivo em Portugal, mas tem vindo a ganhar tração nos últimos meses. É um pequeno gesto de apreço a que nos trata bem.
Assim, fruto da pandemia COVID-19 e a pensar nos colaboradores da restauração e de hotelaria, a startup portuguesa lançou o Classihy Tips. Trata-se de uma nova forma de gratificar sem ter que tocar em dinheiro.
Classihy Tips é o sistema português que quer popularizar as gorjetas digitais
Agora que (quase) tudo na restauração e hotelaria passou a ser digital e contactless, também já é possível dar gorjetas em restaurantes e hotéis de forma totalmente digital. A ideia é particularmente simples e de fácil aplicação prática.
Através do sistema de feedback desenvolvido pela start-up portuguesa Classihy, em que o cliente pode avaliar cada funcionário individualmente, mas sempre pela positiva, o cliente pode agora também agora gratificá-lo digitalmente.
Assim as clássicas “gorjetas” que eram dadas em dinheiro estão agora à distância de um QR Code.
A nova criação da startup portuguesa Classihy
Para todas as vezes em que gostamos especialmente do serviço de um funcionário. Assim, podemos agora dar-lhe uma gratificação pelo seu trabalho no final da refeição ou da estadia.
Para tal, apenas tem que identificar o funcionário que o atendeu (nome e fotografia estão visíveis na Classihy) e o método de pagamento (cartão multibanco ou Apple Pay e Google Pay).
As gratificações estão pré-definidas e começam em 2 €, mas podem ir até 100 €.
O dinheiro é colocado na conta de cada colaborador na Classihy. Este pode pedir a transferência para a sua conta a qualquer momento.
Os funcionários não pagam nenhuma comissão para ter acesso a este serviço. São, contudo, descontados 5% para cobrir os custos relacionados com as transações bancárias e a manutenção da conta.
Novas opções e objetivos ao alcance dos colaboradores
Para além das gratificações simplificadas cada colaborador pode, no seu perfil, definir objetivos pessoais para este dinheiro e torná-los públicos. Isto para que os clientes que visualizam o seu perfil terem conhecimento dos mesmos.
Estes objetivos, caso o funcionário os deseje estabelecer, são definidos por categorias e podem ter valores-objetivo.
Exemplos desses objetivos são:
- Objetivo Ambiental: Comprar uma bicicleta elétrica para ir trabalhar / 900 €.
- Objetivo Familiar: Plano de Saúde para os filhos / 259 €.
- Objetivo Social: Adotar um animal abandonado / 400 €.
O cliente pode decidir oferecer uma parte do objetivo de cada colaborador ou o montante correspondente ao valor que ainda está em falta. Neste caso, o colaborador poderá pedir a transferência desse valor para a sua conta apenas quando tiver completado o objetivo.
“Realizámos um inquérito junto de alguns funcionários da restauração e da hotelaria e concluímos que o número e valor das gratificações recebidas diminuiu drasticamente no último ano. Estudos recentes indicam também que os clientes estão menos propensos a pegar em dinheiro e dar a clássica gorjeta em espécie. Decidimos então criar algo que pode representar um rendimento suplementar alternativo para os colaboradores, obtido de forma 100% digital” afirma Ariane de Melo, CEO da Classihy.
Para quem pretender experimentar esta nova forma de gratificar, já pode fazê-lo em dois espaços em Lisboa. São eles o Tapas Bar 52 no Príncipe Real e o Restaurante da Associação Naval de Lisboa na Doca de Belém.
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