Google: WearOs vai finalmente ganhar uma funcionalidade há muito desejada

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Google está a melhorar a experiência de todos os utilizadores de smartwatches, otimizando o funcionamento do WearOS.

Parece que, em breve, o sistema operativo vai ganhar uma funcionalidade há muito desejada: fazer backup dos dados do wearable.

Google vai adicionar capacidade de fazer backup ao WearOS

Google Pixel Watch
Ainda durante este ano, a Google vai revelar o seu primeiro wearable Pixel Watch Crédito@Google

Existem cada vez mais utilizadores a usar um smartwatch no seu dia a dia e, consequentemente, são cada vez mais os modelos disponíveis no mercado. Este é, portanto, um segmento em expansão.

E a Google não está alheia a estes factos e tem vindo a melhorar o WearOS, o sistema operativo dos wearables do universo Android. Agora parece que se prepara para adicionar mais uma funcionalidade que, desde há muito tempo, é desejada pelos utilizadores.

De acordo com o site XDA-Developers, a versão beta 22.32.12 da aplicação Google Play Services revela que o recurso de fazer backup de dados de um smartwatch vai passar a estar incluído no sistema operativo Wear.

Na referida aplicação, o site encontrou as seguintes instruções: “faça backup do seu dispositivo com o Google One/ Backup pelo Google One/ Escolha conta de backup”. Esta é uma indicação clara de que a Google vai, finalmente, ouvir os utilizadores e disponibilizar esta necessidade crucial.

Recorde-se que, neste momento, todos os utilizadores que adquiram um novo smartphone têm que emparelhá-lo, como se fosse a primeira vez, com o smartwatch que já têm. E pior, são obrigados a repor as definições de fábrica no wearable. Ora a adição deste novo recurso ia evitar fazer todo este processo, facilitando e muito a vida dos utilizadores de smartwatches.

App câmara do WearOS também vai ter novidades

Mas a Google não está apenas a acrescentar funcionalidades ao WearOS. Outras notícias relacionadas dão conta de que a gigante de pesquisas está igualmente a melhorar algumas das aplicações integradas no sistema operativo.

Mais especificamente, a aplicação câmara que está a ser alvo de uma reformulação que segue as diretrizes do Material You.

Agora a app permite o acesso imediato às opções de câmara e temporizador através de um ícone localizado na zona superior. Também o botão de obturador tem nova localização, agora na zona inferior, e os controlos de zoom forma deslocados para o lado direito, surgindo com a forma de um controlo deslizante.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt