Trata-se de um esforço de saneamento de contas inativas ou sem uso efetivo há pelo menos dois anos. A Google começará em breve a apagar estas contas que estejam sem ser usadas, por isso, se tens uma conta parada, vê aquilo que tens de fazer para não a perder.
O objetivo é simples e de ordem prática. Libertar recursos que estejam atualmente a ser empregues de forma pouco eficiente. Nesse sentido, a própria tecnológica norte-americana já confirmou a medida de "limpeza" de contas paradas e respetivos dados.
Contas inativas há pelo menos 2 anos serão eliminadas
Era algo que já se fazia prever, aliás, desde 2020 quando esta hipótese surgiu pela primeira vez na Internet. Entretanto, a própria Google afirmou que também apagará os dados armazenados e respetivos conteúdos numa conta inativa, mas não a conta em si.
Agora, porém, também a conta que esteja inativa há pelo menos dois anos - por inatividade entenda-se a falta de início de sessão - segundo as métricas seguidas pela empresa. Desse modo, caso tenham alguma conta nestas circunstâncias, eis o que fazer.
A decisão foi agora confirmada pela própria Google em publicação dedicada no respetivo blog. Tal como informa a própria, a eliminação de contas começará já este ano, a partir de dezembro de 2023.
Resgata a tua conta Google com estes simples passos
Para manter a tua conta ativa, além de fazer uma simples cópia de segurança completa para evitar qualquer percalço, deverão efetuar algum destes comportamentos e atividades online:
- Ler e / ou enviar algum correio eletrónico (enviar um email pelo Gmail)
- Usar a Google Drive para aceder, guardar, remover algum ficheiro
- Ver um vídeo no YouTube com sessão iniciada na conta em questão
- Usar a pesquisa Google com sessão iniciada
- Usar a conta Google para fazer login num serviço ou plataforma de terceiros
Importa frisar, porém, que caso tenham uma conta Google secundária no smartphone Android, mesmo que não a usem a Google considera esta conta ativa. É uma salvaguarda para uma utilização empresarial, ou mais avançada dos serviços Google.
Note-se ainda que a Google notificará os utilizadores das contas inativas com a devida antecedência. Assim, poderão sempre usar a mesma e impedir que a tecnológica norte-americana a apague efetivamente, bem como os dados que esta possa conter.
Por fim, pelo menos para já, a Google não tenciona apagar as contas inativas que contenham vídeos de YouTube, que já tenham publicado ou carregado algum vídeo para a sua plataforma.
Editores 4gnews recomendam: