Google TV prepara-se para mudar o ecrã da tua Smart TV

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A plataforma Google TV continua a melhorar a cada dia com os aprimoramentos introduzidos pela gigante de Mountain View. A propósito, damos agora conta da mudança de design geral para o aspeto dos ícones no ecrã inicial desta boa forma de ver TV.

As alterações, tal como apontam os mais entendidos, prendem-se com uma das principais críticas ao Google TV, o facto de, ao minimizar aos ícones das aplicações, o seu formato e aspeto deixa de ser homogéneo face aos demais elementos no ecrã.

Linguagem mais harmoniosa no ecrã inicial da Google TV

Google TV

O ponto de maior crítica prende-se com o facto de os ícones das aplicações serem redimensionados neste ecrã inicial, mas não os controlos propriamente ditos da plataforma. Porém, a Google fez agora saber que corrigirá este aspeto, em falha até então.

A solução? Bom, segundo aponta a publicação 9to5Google passará pela aplicação de um novo formato circular para os ícones das apps mais usadas e apresentadas no ecrã inicial. Por outras palavras, todos os elementos passarão a ter, finalmente, uma concordância.

Teremos assim tamanhos similares para os vários elementos presentes no ecrã inicial da plataforma Google TV, desde os ícones das aplicações instaladas, até aos controlos e demais elementos visíveis no mais importante centro de controlo para a Smart TV.

Uniformização do design no ecrã inicial da Google TV

Starting November 9, Google TV will require developers to provide a square app icon asset as part of the submitted TV app package in addition to the existing banner asset.Explore the new requirements. → https://t.co/3HMz8COHnS pic.twitter.com/wAjbzKpqfw

— Android Developers (@AndroidDev) 9 de novembro de 2023

Os primeiros indícios desta notória alteração a caminho da Google TV foram apontados pela publicação Medium, no início desta semana. Entretanto, a própria Google veio confirmar a significativa alteração de design para o ecrã inicial da sua plataforma.

Sucintamente, teremos um mesmo formato (circular) a ser aplicado não só a todos os ícones das aplicações, bem como aos demais elementos de controlo presentes neste mesmo homescreen. Desse modo, teremos finalmente um visual equilibrado e proporcional.

Google TV 3
Aspeto geral a ser aplicado aos ícones e elementos da Google TV. Crédito: 9to5Google.

Acima podemos observar o visual a ser gradualmente aplicado à plataforma de gestão de conteúdos multimédia da própria gigante norte-americana. Note-se, porém, que de momento não temos uma data exata para a distribuição em Portugal destas novidades.

Em todo o caso, a Google mostra aqui preocupar-se com todos os vetores que contribuem para uma boa experiência de utilização, sendo o equilíbrio visual um dos mais importantes.

Starting today, developers submitting apps for distribution on Google TV will be required to provide a square app icon asset in addition to a banner logo.This is because in early 2024, the Google TV launcher's "For you" tab will display app icons in a circular format.The… pic.twitter.com/ipRP3WRfID

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 10 de novembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.