A Google revelou ontem de forma oficial o Google TV. O novo sistema operativo da empresa para televisões. Este Google TV não vai propriamente substituir o Android TV, em vez disso, é tipo um User Interface em cima do sistema operativo.
O novo Google Chromecast revelado pela marca é o primeiro a receber este novo User Interface e espera-se que mais equipamentos cheguem em breve. Além disso, espera-se também que televisões possam atualizar o seu sistema para o Google TV.
A grande diferença entre Google TV e Android TV
O Android TV é mais "livre" que o Google TV. O User Interface do Google TV dá-nos um "hub" de vários serviços de streaming e novas possibilidades que o Android TV não dá.
Como por exemplo, adicionares uma série na "lista de favoritos e a visualizar" através de uma pesquisa Google no teu smartphone e diretamente passa para o teu "Watchlist" no Google TV.
Além disso, o Google TV chega já com o YouTube TV incorporado. O serviço não está disponível em Portugal, porém, o objetivo é trazer todos os canais de serviços "cabo" diretamente para o Google TV. Além disso, tens a possibilidade de gravar episódios, filmes e programas com uma cloud de armazenamento ilimitado.
Por fim, tal como o Chromecast, o Google TV terá a possibilidade de se integrar com serviços inteligentes que se conectam com a Google Home. Ou seja, poderás ver o feed de câmaras Nest, configurar o termostato ou até interação com Apps como o Spotify.
Com o novo Chromecast, a Google TV não precisa que escrevas no teclado virtual da TV (que é sempre mau), em vez disso, clicas no botão da assistente e falas o que precisas.
Google TV será capado em Portugal
Ainda assim, em Portugal não esperes ter estas funcionalidades todas. No nosso país o novo Google TV será seriamente questionável. Até porque o Android TV nos dá muito mais possibilidades que o novo User Interface.
Porém, "Roma não se construiu num só dia". Este é um processo de evolução que demorará à Google trazer para todo o mundo. Em Portugal deveremos ter o novo Google TV quando o novo Chromecast chegar. Até lá, o Android TV continua a ser a melhor opção para os portugueses.
Editores 4gnews recomendam: