A Google tem pressionado a Apple no sentido de adotar o padrão de comunicações RCS para troca de mensagens SMS através dos Apple iPhone e smartphones Android.
O objetivo? Unificar a experiência de utilização para acabar com "mensagens quebradas" ao enviar SMS de um iPhone para um Android e vice-versa.
Até ao momento os esforços da Google foram em vão. A Apple não abdicará do seu iMessage, plataforma proprietária que continua a reforçar com melhorias significativas. Desse modo, a Google testa agora uma nova abordagem para as SMS.
As reações estão a caminho das SMS enviadas através do Apple iPhone
Ainda que até ao momento seja virtualmente impossível ter a mesma experiência de utilização ao trocar mensagens SMS entre dispositivos Apple e smartphones Android, a Google tenta encontrar um meio-termo.
Fá-lo, agora, com a implementação das reações, em smartphones Android e iOS (iPhone), de reações às mensagens recebidas através de ambas as plataformas. Não obstante, a Apple mantém a sua posição firme, tal como Tim Cook o explicitou.
Ao ser questionado por um jornalista sobre a possibilidade de a Apple adotar o padrão RCS, de modo a unificar a experiência de utilização, Tim Cook referiu que o mesmo deveria comprar um iPhone para a sua mãe.
Ou seja, o iMessage será a plataforma de eleição, um trunfo exclusivo dos Apple iPhone.
Reações a mensagens SMS enviadas entre smartphones Android e Apple iPhone
As novidades foram detetadas pelo utilizador u/Jabjab345 da plataforma Reddit, aparentemente em fase de testes junto de um grupo seleto de utilizadores.
Em causa está, como referido supra, a capacidade de reagir a mensagens SMS enviadas de um Apple iPhone para um smartphone Android e vice-versa. Algo que até agora não era possível entre diferentes plataformas e sistema operativos.
Não é, contudo, uma adoção do padrão RCS para as mensagens de texto SMS como pretende a Google, mas pode ser o meio-termo mais favorável para os utilizadores que alguma vez teremos.
Tim Cook não abdica do iMessage em detrimento das SMS com RCS
Assim sendo, quando um utilizador de Android reagir a uma mensagens SMS enviada através do iPhone, o utilizador verá a respetiva mensagem a apresentar o emoji utilizado como reação para aquela comunicação.
Em suma, a Google terá aprendido com a Apple. Isto é, atualmente os utilizadores iOS (iPhone) podem reagir a mensagens SMS que, no que lhe concerne, enviam uma nova mensagem SMS para o destinatário, neste caso para smartphones Android, e envia uma nova comunicação contendo o emoji.
Daqui em diante, caso esta versão seja implementada pela Google no sistema operativo Android e disponibilizada globalmente, estas reações figurarão diretamente na mensagem original. Assim, sem que a Apple cedesse neste braço de ferro, a Google trabalhará para dar uma melhor experiência de utilização aos seus utilizadores.
Editores 4gnews recomendam: