Samsung pode revolucionar segmento de PC com um ecrã rolável

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Smartphones com ecrãs dobráveis já são comuns, mas e um PC com um ecrã rolável? Isso sim, é uma novidade e a Samsung em parceria com a Intel acaba de mostrar o seu primeiro protótipo do equipamento.

Graças a um ecrã com um mecanismo deslizante, o equipamento passa rapidamente de um tablet de 13 polegadas para um ecrã com 17 gloriosas polegadas.

Samsung: novo protótipo mostra um ecrã rolável aplicado ao conceito de PC

Quando surgiram, os smartphones com ecrãs dobráveis surpreenderam os utilizadores, mas atualmente este tipo de equipamentos é já bastante comum, com várias marcas a disponibilizarem no mercado vários modelos.

Mas, segundo a Samsung e a Intel, há outro caminho inovador pelo qual os ecrãs podem seguir no futuro. Recentemente, as duas marcas apresentaram o seu primeiro protótipo de ecrã rolável, aplicado ao conceito de PC.

Na realidade, trata-se de um monitor de PC que rola (ou desliza para o lado) para ganhar polegadas e, consequentemente, área de visualização. De acordo com o que foi exibido, o equipamento recolhido é um tablet com 13 polegadas, mas assim que o ecrã é deslizado para o lado ficamos perante um ecrã com umas enormes 17 polegadas.

Na verdade, o para já designado por Rollable Screen PC parece um tablet, mas segundo JS Choi, CEO da Samsung Display e anfitrião desta apresentação, trata-se de um monitor de PC “deslizante” que ganha as 17 polegadas, graças a um mecanismo deslizante e a um painel flexível.

O mesmo responsável garante que este equipamento vai responder às necessidades de área de visualização e de portabilidade de todos os utilizadores. JS Choi esclareceu também que a marca está agora a trabalhar na programação de um PC que faça conjunto com este ecrã. E até a Samsung chegar a um produto final, o foco da marca será o segmento de smartphones dobráveis.

Esta não é a primeira vez que vimos o conceito de ecrã rolável a ser aplicado. Recorde-se que surgiram várias notícias de que a OPPO estaria a desenvolver um smartphone com ecrã rolável, assim como a LG esteve muito próxima de apresentar efetivamente um equipamento deste tipo.

Mas é a primeira vez que a Samsung apresenta um ecrã rolável, sendo que a sua aplicação ao segmento de PCs é também uma novidade no mercado. No entanto, para já este é apenas um protótipo e podemos esperar alguns anos até ver este equipamento no mercado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi 13 está pronto! Eis o que esperar da nova gama de smartphones Android
  • Redmi Note 12 está a chegar? Gama-média da Xiaomi foi descoberto
  • iPhone 14 Pro com problemas no carregamento sem fios devido a razão inesperada
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt