Google tem nova função (mesmo) útil para os smartwatch Wear OS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A nova função Watch Unlock deve ser disponibilizada em breve para os utilizadores de relógios inteligentes WearOS. O recurso permitirá desbloquear, em segurança, os respetivos smartphones Android que estejam associadas ao seu smartwatch.

Este mesmo recurso já havia sido anunciado pela Google no início do ano, durante a CES 2023, mas até ao momento não se encontra disponível. Ao que tudo indica, a nova função carecia de mais desenvolvimento e respetivos testes, agora a chegar ao fim.

Watch Unlock usa o smartwatch para desbloquear o smartphone Android

Android Google Watch Unlock

A prevalência dos relógios inteligentes, vulgo smartwatch, não passou despercebida à Google que quer assim dar um novo recurso aos utilizadores de smartwatch com a plataforma WearOS. Será, na prática, uma forma adicional para desbloquear o Android.

Porém, para que este recurso Watch Unlock funcione é necessária uma API de desbloqueio. Todavia, esta mesma novidade já existe desde o Android 13 e está também presente na nova versão, o Android 14, ambas suportando em pleno esta função.

Sucintamente, será um novo recurso que promete unir o Wear OS com o sistema Android, colocando ambas as plataformas com funções similares. Algo que agora foi divulgado através da rede social X (antigo Twitter) por um reconhecido programador.

Vídeo mostra-nos como desbloquear o Android com o smartwatch Wear OS

- The new Watch Unlock feature will let you unlock your phone using your watch if your watch is unlocked, on your wrist, and nearby (~1m, based on Bluetooth RSSI). This is AFTER your face/fingerprint isn't recognized when unlocking your phone...https://t.co/lYLDVZUcmt

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 15 de janeiro de 2023

Em boa verdade, esta será mais uma forma de autenticação e desbloqueio para os dispositivos móveis Android. Ou seja, um meio complementar de especial utilidade para quem tiver por hábito usar um relógio inteligente com esta plataforma.

A saber, temos desde a impressão digital, o código PIN, padrão de desbloqueio e palavra passe, além do reconhecimento facial. Ao que agora se juntará o próprio smartwatch se estiver a uma distância curta, considerada de segurança.

Em suma, trata-se do aplicar da tecnologia já demonstrada pela Google no início deste ano. Algo que estará agora pronto para chegar ao sistema operativo Android 14 a estrear, por exemplo, nos smartwatch Google Pixel 8 a chegar no final deste ano.

Seems like ready to roll.... just need a smart watch now...🫡 the black screen in recording is just password unlock. pic.twitter.com/WBDz6SaoE1

— AssembleDebug (@AssembleDebug) 16 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.