4 sinais de que precisas de comprar um portátil novo

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Cada vez mais, a nossa rotina é feita de movimento. Atualmente, um portátil é um dos equipamentos quase obrigatórios para cumprirmos com as nossas tarefas e objetivos diários.

Mas, a partir de um determinado tempo, o portátil começa a não conseguir acompanhar o nosso ritmo. Estes são os sinais indicadores de que está na altura de substituir o computador que te acompanha.

1. As exigências da mobilidade

imagem de rapariga com portátil
Crédito@JanVasek

Muitos utilizadores estão atualmente num regime misto em que parte da semana de trabalho é feita presencialmente e a restante em teletrabalho. Por outras palavras, agora há que responder às exigências da mobilidade.

Tal significa que precisas de um equipamento leve e facilmente transportável. Para isso, nada melhor que um ultrabook. Este tipo de portátil caracteriza-se pelo seu design fino e leve, mas sem descurar o fator crucial de desempenho.

2. Tarefas exigentes requerem uma placa gráfica competente

A partir de determinada altura, a placa gráfica do teu portátil não vai ser capaz de responder às listas exigentes de requisitos de alguns trabalhos (como por exemplo, tratamento de imagem, produção de conteúdos 3D, entre outros) e de alguns videojogos.

Neste caso, terás mesmo de investir num novo equipamento. De forma a garantir que o novo portátil vai responder às tarefas mais exigentes, opta por um modelo que seja adequado para videojogos. Com estes terás a certeza de que a placa gráfica, assim como o processador e a memória RAM vão estar à altura de desempenhar, de forma fluida e rápida, as tarefas mais exigentes.

3. A importância do ecrã

Todos nós passamos cada vez mais tempo em frente a um monitor, seja a trabalhar ou como forma de entretenimento. Como tal, os ecrãs dos portáteis mais antigos podem causar mais fadiga ocular e, em última análise, prejudicar as tuas capacidades visuais.

Este é também um sinal de que necessitas de substituir o equipamento por um novo modelo com mais polegadas, melhor resolução e tecnologia capaz de proteger os olhos, preferencialmente com o selo de certificações internacionais.

4. Autonomia que acompanhe a mobilidade

Em qualquer equipamento que seja para utilizar no exterior, a autonomia é um fator crucial. Os portáteis mais antigos têm tendência a drenar mais a bateria e a necessitar, mais rapidamente, de serem ligados a uma tomada elétrica.

Se a tua mobilidade é algo exigente e o teu portátil já não consegue “acompanhar a pedalada”, substitui por um novo, tendo em conta a vida útil da bateria entre cargas. Preferencialmente, opta por um modelo que tenha também a funcionalidade de poupança de energia.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt