Google Stadia vai encerrar no início de 2023

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O serviço de gaming na cloud Google Stadia sentiu algumas dificuldades para ganhar a tração que a empresa desejava. Agora, numa notícia que surpreenderá poucos, a empresa americana confirmou o encerramento deste serviço.

A medida terá efeitos já em janeiro de 2023. Com efeito, restam apenas alguns meses para os subscritores do Stadia usufruírem das possibilidades que este serviço de gaming na cloud tem para oferecer.

Google Stadia fecha em janeiro com reembolsos para os seus utilizadores

Numa publicação feita no blog oficial da empresa, Phil Harrison deu a saber que o serviço Google Stadia está a chegar ao final da sua vida. Tal surtirá efeito a partir de 18 janeiro, data em que deixará de ser possível jogar nesta plataforma.

Google Stadia

Até lá, todos os subscritores do Google Stadia poderão jogar todos os jogos da sua biblioteca nas plataformas suportadas. A partir desse dia, este será apenas mais um nome no já extenso cemitério de serviços da Google.

Foi ainda informado que todos os que investiram no Google Stadia serão reembolsados. O valor do hardware adquirido na loja da Google ou os jogos comprados na Stadia Store será devolvido aos utilizadores deste serviço da americana.

Os reembolsos deverão estar completos até meados de janeiro de 2023. A maioria será feita automaticamente e não terás de devolver o hardware que esteja na tua posse.

Ou seja, caso tenhas comprado o comando da Stadia ou recebido um Chromecast Ultra, estes acessórios continuarão a ser teus. Além de receberes de volta o seu valor de aquisição, ainda poderás ficar com os produtos em casa.

Subscritores Stadia Pro não serão reembolsados

Um pouco em contrassenso com a política descrita acima, a Google afirma que não irá reembolsar os subscritores da modalidade Pro do Stadia. Ou seja, o dinheiro gasto durante estes anos não voltará para a tua conta bancária.

Ainda assim, aqueles que escolheram esta modalidade poderão continuar a usufruir dos seus jogos até 18 de janeiro sem pagar mais por isso. Isto significa que a modalidade Pro do Google Stadia passará a ser gratuita para os que a subscreveram até ao encerramento do serviço de streaming de jogos.

Este encerramento acontecerá em consequência da fraca adesão do mercado ao Google Stadia. A empresa americana afirma que o seu serviço não atingiu os objetivos previstos, por isso, considera que é tempo de dar por encerrada esta jornada.

Apesar desta decisão, a tecnologia que potencia o Stadia perdurará em forma de licenciamento para terceiros. Será através da iniciativa Immersive Stream for Games que a Google licenciará a sua tecnologia de streaming a outras empresas com interesse na área.

Para quem é subscritor Google Stadia e procura uma alternativa, as melhores serão o NVIDIA GeForce Now, Xbox Game Pass ou Amazon Luna. Estas serão, a partir do início de 2023, as principais propostas neste nicho de mercado.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.