Google promete alterações ao motor de busca para tornar a pesquisa 'mais natural e intuitiva'

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A gigante norte-americana promete mudar o seu motor de busca (para melhor)! O objetivo passa, nas palavras da própria, por tornar toda a experiência de pesquisa mais natural e intuitiva. Em breve teremos uma "nova" pesquisa Google ainda melhor!

As novidades foram partilhadas pela tecnológica através do seu blog oficial, começando por fazer uma pequeno périplo pelas duas últimas décadas de existência. Aí, a empresa colocou a tónica na sua missão "...organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis".

Há um "novo" motor de busca a caminha com pesquisa mais natural e intuitiva

At #SearchOn, we shared how we’re getting closer to making search experiences that reflect how people naturally make sense of the world. Here's a closer look at our latest updates. https://t.co/vAusqwekLE

— Google (@Google) 28 de setembro de 2022

Mais recentemente, a Google, durante o evento Search On, demonstrou como os avanços na inteligência artificial estão, mais uma vez, a permitir transformar os seus produtos de informação.

Segundo a própria empresa, vão mais além da caixa de pesquisa para criar experiências de pesquisa que funcionam mais como as nossas mentes (humanas).

Ou seja, que são tão multidimensionais quanto o somos enquanto pessoas.

Ainda da acordo com a Google, a empresa prevê um mundo em que é possível encontrar exatamente o que um utilizador procura através da combinação de imagens, sons, texto e voz.

Aliás, tal como as pessoas o fazem naturalmente.

Eis o primeiro vislumbre da Pesquisa Múltipla no Google

Pesquisa Google

O utilizador poderá fazer perguntas, com menos palavras - ou até mesmo nenhuma questão- e ainda assim a pesquisa Google poderá entender exatamente o que quer dizer.

Ademais, o utilizador vai poder explorar a informação organizada de uma maneira que faça mais sentido. Esta é a nova "Pesquisa Múltipla" e promete mudar a forma como usamos este motor de busca.

Chamamos a isto tornar a pesquisa mais natural e intuitiva, e estamos num caminho a longo prazo para trazer esta visão para as pessoas de todo o mundo.

Para dar uma ideia de como estamos a evoluir os nossos produtos de informação, seguem-se três destaques do que mostramos hoje no Search On.

Pesquisa visual também ganhará novos recursos da Google

Today at #SearchOn, we shared how we’re using AI to create search experiences that better reflect how we as people naturally and intuitively explore information. From multisearch to search with Live View... search outside the box 🔎👀📦 → https://t.co/6ZfODFVV8O

— Prabhakar Raghavan (@WittedNote) 28 de setembro de 2022

Mais uma vez, o objetivo passa por tornar o funcionamento da pesquisa visual mais natural. Nesse sentido, a empresa quer tornar a pesquisa visual ainda mais natural através da pesquisa múltipla.

Será, de acordo com a Google, uma maneira completamente nova de pesquisar utilizando imagens e texto simultaneamente. Tal e qual quando um utilizador faz quando aponta para algo e faz uma pergunta a um amigo sobre o que está a ver.

Google

"Introduzimos a pesquisa múltipla no início deste ano como uma versão beta nos EUA e, durante o Search On, anunciamos que vamos expandir esta nova funcionalidade a mais de 70 idiomas nos próximos meses", aponta a Google.

"Estamos a levar este recurso ainda mais longe com a “pesquisa múltipla perto de mim”, permitindo que o utilizador tire uma foto de um item desconhecido, tal como um prato ou uma planta, e encontre-o num local próximo, como um restaurante ou numa loja de jardinagem", acrescenta a tecnológica.

O melhor de tudo? A gigante das pesquisas promete começar a disponibilizar a “multipesquisa perto de mim” em Inglês nos EUA ainda este outono de 2022.

Google Lens ganhará nova vida com tradução (mais) dinâmica

Google Lens

Os avanços da Inteligência Artificial (IA) têm potenciado as capacidades dos serviços Google. além da tradução de texto para a tradução de imagens.

Com efeito, agora é possível combinar o texto traduzido na imagem de fundo graças a uma tecnologia de aprendizagem de máquina denominada por Generative Adversarial Networks (GANs).

Ou seja, se o utilizador apontar a sua câmara para uma revista num outro idioma, por exemplo, será possível ver o texto traduzido e sobreposto de forma realista nas fotos que estão abaixo.

A melhor app de navegação também tem novidades, eis o "novo" Google Maps

Google Maps

Por fim, também o Google Maps conta com novos recursos a chegar gradualmente à sua plataforma. Desse modo, explorar o mundo com a visão imersiva será uma realidade!

Assim como na navegação, o tráfego, em tempo real, tornou o Google Maps muito mais útil.

Por isso, aponta a Google, fazem outro avanço significativo no mapeamento ao trazer informações úteis. Dados como o clima e o quão lotado um local está através da visualização imersiva no Google Maps.

Portanto, com esta nova experiência, o utilizador pode sentir e ter uma ideia do local antes mesmo de entrar e para poder decidir com confiança quando e aonde ir.

Veja-se, por exemplo, se o utilizador está interessado em estar com um amigo num determinado restaurante. É possível aproximarmo-nos de um bairro e de um restaurante para ter uma ideia de como poderá estar o local na data e hora que planeou o encontro, visualizando coisas como o clima ou como preenchido o espaço poderá estar.

Em suma, ao fundir as imagens avançadas do mundo com os seus modelos preditivos, a Google pode dar uma ideia de como estará um local amanhã, na próxima semana ou até no próximo mês.

Por fim, estas informações e novidades da gigante norte-americana foram reveladas por Prabhakar Raghavan, Senior Vice President no blog oficial da empresa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.