Google revela Translototron: a tecnologia de tradução direta que imita a tua voz

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Google está a trabalhar num novo método de tradução, que não necessita de processamento intermédio. Chama-se Translatotron, e promete ser mais rápido e eficaz dos que os atuais métodos utilizados. O Translatotron pega na voz original, e torna a tradução mais natural, reduzindo erros de interpretação e eliminando palavras acessórias.

Quando acionas a Google Assistant ou o Google Tradutor para uma tradução, esta usa o método de cascata para a realizar. Passa por três fases: interpreta o que dizes e passa para texto, traduz para o idioma desejado, e transforma esse texto em voz para o dizer em voz alta.

O Translototron quer eliminar erros de interpretação e palavras acessórias

Com o Translatotron, a Google pretende tornar este processo não só mais rápido, como mais natural. Teoricamente, certos erros de interpretação serão reduzidos, e o sistema é capaz de ignorar palavras que são secundárias no que se pretende traduzir.

A grande bandeira do Translotron é pegar na voz original e tornar a tradução mais natural. No entanto, como podes comprovar através dos exemplos publicados no blogue da Google, ainda é algo bastante robótico. Esta será uma nova forma de quebrar barreiras de linguagem, mas ainda se encontra a dar os primeiros passos.

O Translototron quer "humanizar" as traduções

O Translototron pretende melhorar as formas de tradução que conhecemos. Mais do que traduzir, pretende manter certas características associadas à fala do interlocutor. O grande obtetivo da Google é apostar na naturalidade do discurso destes, tornando os assistentes cada vez mais “humanos”.

Este é o tipo de projeto que veremos implementado no futuro em ferramentas como o Google Tradutor ou a Google Assistant. Para já, podes consultar as suas diferenças através do blogue da Google, naquilo que são os primeiros passos de traduções cada vez mais naturais.

Editores 4gnews recomendam:

  • Fast Camera: uma das apps com mais downloads é uma fraude!
  • OnePlus 7 Pro recebe várias melhorias ainda antes de ficar à venda
  • Xiaomi anuncia surpresa para 20 de maio. Redmi K20 à vista
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.