Graças ao Projecto Treble, a Google tem conseguido disponibilizar as versões mais recentes do Android em mais dispositivos, além dos seus Pixel. A empresa de Mountain View anunciou hoje que o Android Pie está presente em 10.4% dos equipamentos.
A Google salientou que em 9 meses, o Android Pie conseguiu esta percentagem enquanto que a prévia versão Oreo só conseguiu 4.5%. Não são números de nos deixar boquiabertos mas são positivos de qualquer forma.
A Google afirma ainda que parou de mostrar este tipo de números com tanta frequência para poder mostrar ao público a distribuição do Android de forma mais detalhada. Isto também serve para mostrar que a fragmentação do sistema operativo já não é tão má como dantes.
Há um esforço constante da Google para manter os equipamentos atualizados mesmo o que não tem a versão mais recente do Android. Isto inclui patches de segurança, alguns enviados directamente através da Play Store.
A Google pretende facilitar a transição para novas versões
A verdade é que a Google mantinha o Android Distribution Dashboard, uma plataforma mais utilizada para programadores terem uma ideia das estatísticas de instalação da Play Store.
Contudo, a Google afirma que a informação disponibilizada em gráficos de tarte (ironicamente) apenas mostrava dados crus, sem contexto. Ao actualizar menos a plataforma, a empresa consegue explicar a distribuição do sistema operativo da melhor forma.
É claro que isto é também uma forma de mudar a opinião pública sobre a fragmentação do Android e evitar os 'roasts' da Apple e do Tim Cook em relação ao Android. Assim sendo, a Google promete dados mais compreensíveis e detalhados.
É importante salientar e relembrar que a Google está a pressionar de certa forma os programadores a focarem-se na programação de apps para o Android pie. O interesse da empresa é que os utilizadores também façam uma transição mais rápida para dispositivos mais recentes.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Nest Hub Max: O novo gadget que vais querer para uma casa inteligente
- Já podes experimentar o novo Microsoft Edge no MacOS!
- Imagens do Huawei Honor 20 Pro surpreendem pela positiva!