Google revela o que os portugueses mais pesquisaram em 2022

Rui Bacelar
Comentar

A Google deu agora a conhecer o que mais se pesquisou em Portugal ao longo do último ano. Os resultados da pesquisa prometem surpreender alguns leitores, ainda que outros sejam previsíveis. Assim, do IVAVaucher, até aos combustíveis, vejamos o que mais procuraram os portugueses em 2022.

O ano de 2022 foi o ano em que voltamos à chamada quase normalidade, ou pelo menos a algo similar à normalidade. Certo é, ficamos curiosos com o apoio do Governo no valor de 125 euros e também muito sobre os programas IVA Vaucher e o AutoVoucher.

Segundo a Google o Top 10 foi muito diversificado em Portugal

Google Portugal

Em 2022, verificamos o habitual entusiasmo com as emoções do campeonato do mundo mas também com alegria e calor humano do Rock in Rio 2022. Ou mesmo a ânsia de não perder a hipótese de estar presente num dos quatro concertos dos Coldplay em Portugal no próximo ano.

Contudo, o conflito entre a Ucrânia e a Russia é algo que tem preocupado os portugueses ao longo do ano. Assim, tornando Putin o nome internacional mais popular nas pesquisas em Portugal. Em segundo lugar, Zelensky também não foi esquecido e está entre os 10 nomes internacionais com mais popularidade nas pesquisas.

Big Brother Famosos dominou as pesquisas Google em 2022

No que diz respeito ao entretenimento e à categoria de Programas, Séries e Filmes, o Big Brother Famosos foi o programa de TV mais popular nas pesquisas. Desse modo, fazendo com que o TOP 10 dos nomes nacionais com maior popularidade seja maioritariamente composto pelos concorrentes deste programa da TVI.

Este TOP 10 é liderado por Bruno Carvalho e conta com algumas exceções aos concorrentes do programa, nomeadamente Marco Orelhas.

Alba Baptista, a atriz portuguesa que ficou conhecida mundialmente com o seu papel na série Warrior Nun e que nos últimos tempos tem sido apontada como a atual namorada de Chris Evans. Ou não fosse Evans eleito pela revista People, o homem mais sexy do mundo de 2022.

Como ajudar a Ucrânia em destaque nas pesquisas Google em Portugal

Já todos sabemos que Portugal é um país solidário, e prova disso, é o facto dos internautas portugueses terem ido ao Google procurar saber Como ajudar a Ucrânia.

Ao mesmo tempo que querem ajudar o próximo também pesquisam pelos apoios do Governo. Mais concretamente, Como aderir ao Auto voucher, Como funciona o IVA vaucher ou Como receber os 125 euros.

Afasia, NFTs e oligarcas nas pesquisas Google

Dizem que o saber não ocupa lugar. A categoria "O que é..." mostra exatamente que os portugueses quiseram saber mais...

Desde perguntarem " O que é afasia" a quererem saber mais sobre termos tecnológicos como "O que é NFT..." ou até mesmo "O que é um Oligarca". Em suma, os utilizadores portugueses mostraram-se sedentos de informação, seja esta de que natureza for.

Google já definiu as suas metas para 2023

A missão da Google é organizar as informações existentes no mundo e torná-las acessíveis e úteis para todos. É por isso que a Pesquisa facilita a descoberta de uma ampla gama de informações a partir de uma grande variedade de fontes.

"Em 2023, vamos continuar a desenvolver a nossa missão de forma a ajudar todos a encontrarem toda a informação que necessitem.", esta é a promessa da gigante das pesquisas.

O que é o "Ano em Pesquisa" da Google?

O Ano em Pesquisa da Google trata-se de um olhar anual para o top de tendências na pesquisa do Google. Ao compilar o ano 2022 na pesquisa, analisamos a agregação de triliões de pesquisas ao longo do ano.

As tendências geralmente identificam melhor o que chamou mais a atenção das pessoas em 2022 relativamente a 2021. Podem encontras as tabelas completas na página dedicada.

Como se definem as tendências?

As pesquisas de tendências são as pesquisas que tiveram o maior pico de tráfego durante um período sustentado em 2022 em comparação com 2021.

Qual é a metodologia para a criação das listas?

A Google estuda a agregação de triliões de pesquisas que as pessoas perguntaram ao Google durante este ano. Para além disso, a empresa utiliza informação de múltiplas fontes, incluindo a sua ferramenta pública, Google Trends, bem como, outras ferramentas internas de informação.

Por fim, também são filtradas as pesquisas spam e repetidas de maneira a criar as listas que melhor refletir o espírito de 2022.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com a atualidade tecnológica na 4gnews. Email: ruibacelar@4gnews.pt