Google Play Store: vigia os movimentos do cartão de crédito [Dica]

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google Play Store é a maior loja de aplicações e conteúdos para dispositivos Android, com milhões de artigos disponíveis para compra pelo que se revela prudente manter um olhar atento a possíveis movimentos estranhos ou anómalos no nosso saldo.

Felizmente há uma secção dedicada os movimentos financeiros feitos através da Play Store, quer se tenha associado um cartão de crédito, débito, ou conta PayPal. Trata-se, com efeito, de um separador de simples acesso que nos dá uma visão geral.

Verifiquem regularmente esta secção da Google Play Store

Google Play Store
Exemplo da secção de movimentos na Google Play Store.

Aceder à secção "Atividade" na Google Play Store

Trata-se de um atalho simples, mas extremamente conveniente. Sobretudo para quem tiver assinado alguma aplicação com compras recorrentes, ou serviços similares para Android, uma visita regular a esta área mostrará todos os gastos de uma determinada conta.

Assim podem ter uma visão geral de todas as compras feitas através da Google Play Store, sejam novas aplicações, extras para determinadas apps, ou planos mensais de subscrição. Em síntese, uma visão global da atividade de pagamentos nesta loja.

De igual modo, esta área também nos permite confrontar possíveis situações de fraude, phishing e outras situações em que um determinado cartão de crédito possa ter sido comprometido, ou mesmo a conta Google em questão.

Forma rápida e eficaz de verificar os gastos na Play Store

New year, new resolutions.We’ve got you covered.See how all of the devices in your life work better together on #Android. #CES2022 pic.twitter.com/5CayCLYTgb

— Android (@Android) 5 de janeiro de 2022

Aceder à secção "Atividade" na Google Play Store

Assim sendo, na eventualidade de desconfiarem de alguma atividade ou movimento anómalo no cartão, ou cartões associados à Play Store, têm agora uma forma simples de verificar todo o historial de pagamentos, compras e / ou subscrições.

Aliás, podem aceder a esta ligação para verificar possíveis "Subscrições e serviços" ativos. Aí encontrarão, por exemplo, uma subscrição ativa do serviço Google One, caso tenham aderido, ou qualquer outro plano similar que possa estar ativo.

Google Play Store

Podem ainda tirar partido das secções "Métodos de pagamento", para ver os meios associados, bem como o "Endereços" (endereços de faturação) e, por fim, o menu das "Definições" para um controlo mais granular e opções adicionais.

Em síntese, temos toda uma plataforma de controlo na conta Google dedicada às compras e respetivas informações. Assim, podem controlar todos os gastos de forma simples e mais eficiente.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.