Google Play Store tem boas novidades para o mercado europeu

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A partir de hoje a Google Play Store permite que as aplicações recorram a modalidades de pagamento de terceiros.

Por outro lado, as taxas de serviço vão também ser reduzidas de 15% para 12%. Mas a empresa avisa: estas boas novidades são apenas para aplicar no mercado europeu.

Google Play Store com modalidades de pagamento de terceiros e redução de taxas de serviço

Google Play Store
A Google está a implementar algumas alterações na Play Store que só estarão disponíveis no mercado europeu Crédito@VictoriaArt/Pixabay

São vários os relatos a circular no mundo Web de que a partir de hoje, a Play Store da Google permite que aplicações (sem serem jogos) utilizem modalidades de pagamento de terceiros. A própria Google veio a público confirmar esses mesmos relatos.

Mais: a gigante tecnológica reduziu também as taxas de serviço de 15% para 12%. Estas são boas notícias, mas apenas para utilizadores e programadores do mercado europeu, uma vez que estas novidades vão ser apenas aplicadas neste região do mundo.

Na realidade, a Google está a implementar estas alterações para cumprir os novos regulamentos da União Europeia. A empresa está a ajustar a sua estratégia e, dessa forma, a mostrar que está disposta a fazer concessões aos reguladores europeus, ao invés de entrar em batalhas épicas e demoradas.

Google altera estratégia para responder às exigências da nova lei dos mercados digitais

É já no próximo ano que a nova lei dos mercados digitais vai entrar em vigor no Espaço Europeu. A legislação exige que as principais empresas de tecnologia permitam que as aplicações recorram a plataformas de pagamento de terceiros. Caso não o façam podem ser penalizadas com uma multa que pode chegar até aos 10% da sua faturação global.

Não há qualquer dúvida que a Play Store da Google e a App Store da Apple serão as mais afetadas pela nova legislação. Com as novas medidas implementadas hoje no mercado europeu, notoriamente a Google está a antecipar a entrada em vigor da nova lei dos mercado digitais, preparando-se desde já para a cumprir.

Estelle Werth, responsável máxima do departamento de assuntos governamentais e políticas públicas da Google, já confirmou esta intenção da empresa, afirmando que "como parte dos nossos esforços para cumprir as novas regras, estamos a anunciar este novo plano para o mercado europeu".

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt