Google Play Store irá dizer-te se a app que queres instalar é segura

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

É na Google Play Store que encontramos a maior biblioteca de apps para Android, porém, nem todas têm o mesmo nível de segurança para o utilizador. Para evitar dissabores, a norte-americana passará a identificar aquelas que passaram por uma rigorosa análise de segurança.

Para isso, as aplicações analisadas receberão um distintivo próprio que atestará, perante os utilizadores, a sua integridade e segurança no tratamento dos nossos dados. Este distintivo será mostrado em grupos específicos de aplicações para o Android.

Google Play Store enaltecerá quais as apps que cumprem com os mínimos de segurança exigidos

Esta medida foi hoje oficialmente lançada pela Google e a sua implementação será gradual. Numa primeira fase, os distintivos de segurança serão apresentados apenas em aplicações de VPN´s disponíveis para dispositivos Android.

Esta categoria foi a escolhida pela Google devido ao número significativo de dados sensíveis dos utilizadores que as mesmas tratam. É a estas apps que várias vezes recorremos para garantir a segurança dos nossos dados sensíveis e não desejamos que sejam elas uma fonte de insegurança.

Google Play Store

A imagem acima ilustra o distintivo que a Google passará a colocar nas aplicações que passaram na respetiva análise de segurança. Se vires este distintivo numa app em que estás interessado, é porque esta cumpre com o padrão mínimo global de segurança.

As verificações de segurança serão efetuadas por uma entidade independente. Esta fará uma avaliação exaustiva de modo a garantir que cumpre, pelo menos, com os padrões mínimos de segurança e privacidade exigidos pela indústria.

Os utilizadores que quiserem saber mais informações terão uma ligação "Saber mais" que detalhará todo processo de aprovação. Aí, poderão ainda ver que outras aplicações passaram com sucesso nos testes de segurança efetuados ao abrigo desta iniciativa.

Futuramente, mais aplicações serão analisadas sabre os mesmos parâmetros para oferecer aos utilizadores da Play Store uma experiência segura. Uma iniciativa que vem reforçar os mecanismos de análise em tempo real do Play Protect às apps que tenhas instaladas no seu smartphone Android.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.