Google Play Store: estas são as novidades a chegar ao teu Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google trabalha continuamente com o intuito de melhorar as suas plataformas e serviços como a loja Google Play Store. Agora, em janeiro de 2023 temos várias alterações e melhorias a ser implementadas gradualmente na loja oficial de conteúdos para Android.

Em seguida damos a conhecer as novidades a caminho desta loja de apps, jogos, filmes e muito mais, com melhorias significativas não só para o visual, como também para o seu funcionamento. É uma das maiores atualizações para esta loja do Android.

Importa frisar que estas são informações oficiais, divulgadas pela própria Google através dos seus canais.

Atualização do sistema Google Play traz várias melhorias em janeiro de 2023

Google Play Store Android

Em primeiro lugar temos melhorias para o funcionamento da Play Store nos dispositivos Android, aumentando também a proteção e segurança dos conteúdos. O reforço de segurança é, provavelmente, a melhoria mais significativa a chegar durante este mês.

Além disso, estas novidades marcarão presença não só nos smartphones, mas também nos tablets, carros, televisões, relógios inteligentes e equipamentos ChromeOS, entre outros.

Em simultâneo, temos também alterações e novidades mais indicadas para programadores e responsáveis por aplicações. Em seguida, vejamos a lista definitiva de novidades para a Play Store.

Google Play Games

  • Smartphones e PC - Aumento do tipo de utilizadores e casos de utilização suportados para o perfil da Google Play Games (Jogos).

Google Play Store

  • Novas funcionalidades para nos ajudar a descobrir novas apps Android, bem como jogos que certamente agradarão aos utilizadores.
  • Otimizações para permitir descarregar, instalar e abrir de modo mais rápido os conteúdos, sem lag ou crash ao instalar uma nova app com o intuito de as tornar mais fiáveis.
  • Melhorias contínuas no sistema Google Play Protect (já aplicadas), para manter o teu smartphone Android mais seguro
  • Melhorias diversas de desempenho, rendimento e solução para vários erros e instabilidades detetadas na plataforma e loja Google Play Store.

Serviços para programadores Android

Smartphones - Novas funções de programador para que a Google e programadores de aplicações de terceiros possam permitir, aceitar e incorporar novos serviços de developer relacionados com a conetividade de rede. Ou seja, para promover uma melhor integração das opções de conetividade nas apps da própria Google e apps de terceiros para Android.

Por fim, os utilizadores de tablets e smartphones Android, bem como outras plataformas, podem verificar e usar desde já as novidades ao atualizar a sua aplicação Serviços da Google Play. A versão mais recente é a 01.23, indicando janeiro de 2023.

Por outro lado, a distribuição geral das novidades começou a 5 de janeiro, pelo que já deve estar também presente no teu smartphone com acesso à Google Play Store.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.