Google Play Store: Se tens estas 3 aplicações remove-as agora!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Google Play Store tem milhões de aplicações, contudo, nem todas oferecem a segurança que gostaríamos de ter. São muitas as aplicações, jogos ou até widgets que podiam muito bem deixar de existir. Hoje temos mais 3 que entram num esquema bem elaborado de forma a enganar o utilizador.

Ainda há uns dias referimos 129 aplicações8 Launchers Android grátis que tens de experimentar

Enquanto que nas outras 129 aplicações os desenvolvedores estavam a tentar enganar a Google e as publicidades de forma a fazer mais dinheiro, estas 3 aplicações tencionam enganar os utilizadores. Ou seja, aqui a vítima serás tu.

Estas 3 aplicações na Google Play Store roubam dados importantes aos utilizadores

Embora não se saiba quantos foram os utilizadores afetados por este trojan, as 3 Apps foram instaladas mais de 10 mil vezes no total. Assim sendo, é plausível imaginar que alguém acabou por cair na armadilha.

O processo é bem pensado pelos malfeitores. Na utilização da aplicação, em certas alturas tinhas um género de "publicidade" que te faria dar o login de aplicações como o Facebook, Netflix, Uber ou até o banco.

O utilizador se tivesse pouco conhecimento podia muito bem ter feito o login dentro da aplicação que iria mais tarde fornecer os dados aos desenvolvedores.

As aplicações eram destinadas à Google Play Store do Brasil, contudo, é possível instalar as aplicações fora da Google Play Store em formato de APK, assim sendo, confirma que não instalaste em nenhuma das formas.

As Apps tinham em vista atacar principalmente os utilizadores do Brasil, tanto porque as Apps dos bancos que estavam a tentar aceder eram bancos brasileiros.

As aplicações em questão eram a "Clean Droid" com mais de 500 instalações. Logo depois temos a "MaxCupons" com 1000 mais de 1000 instalações. Por fim, a "Quem viu o teu perfil" com mais de 10 mil instalações.

Escusado será dizer que a última aplicação deveria ter ficado com uma boa quantidade de dados do Facebook.

Dessa forma, ficam aqui algumas dicas para que vivas mais seguro no mundo tecnológico.

  • Utiliza palavras-chave seguras e diferentes.
  • Não instales Apps de um lugar que não seja seguro
  • Evita instalar Apps fora da Google Play Store
  • Evita aplicações de Limpeza do smartphone
  • Evita introduzir os teus detalhes em Apps que não tens o conhecimento

Em suma, evita instalar tretas no teu smartphone. Não dês os teus detalhes a ninguém que não conheças e, acima de tudo, não ponhas dados importantes online.

Editores 4gnews recomendam:

Como ligar o telemóvel à TV para ver conteúdos no “grande ecrã”

Se tens uma destas 129 Apps desinstala-a agora

Como bloquear números de telefone indesejados e anónimos

Via 2

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.