Google remove o UC Browser da Play Store, faz o mesmo no teu Android!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.
Google Play Store Android UC Browser
Remove já este navegador, este Browser do teu dispositivo Android

O alerta foi dado pela agência Reuters depois de ter tomado conhecimento das informações avançadas pelos peritos de segurança da agência canadiana Citizen Lab que detectou esta fuga de informações dos utilizadores e dados sensíveis como palavras-passe e outros dados de formulário que estariam a ser cedidos a terceiros pelo popular navegador UC Browser e que motivou a Google a retirar esta App da Play Store do Android.

Vê ainda: OnePlus 5T – a nova visão, o novo smartphone da OnePlus já é oficial!

As alegações são graves mas as implicações são ainda piores. Este gravíssimo risco para a segurança dos utilizadores do UC Browser, um dos navegadores mais populares que poderias encontrar na Google Play Store para Android estava ceder informações sensíveis e dados importantes dos seus utilizadores a terceiros.

Remove já o UC Browser do teu Android!

As conclusões da agência de segurança canadiana foram publicadas na passada quinta-feira e desde então a própria Google já removeu esta aplicação da sua loja oficial de Apps para Android.

Neste momento se fizeres uma pesquisa já não a podes encontrar, permanecendo apenas a sua versão "Mini", para já mas não ficaria surpreendido se também esta versão "Lite" fosse removida pela própria Google.

Google Play Store Android UC Browser
Neste momento já não consegues encontrar esta App na Google Play Store

O UC Browser tinha sido comprado pelo grupo Alibaba por mais de mil milhões de dólares no ano passado e agora foi descoberto que o mesmo estava a fazer mau uso, ou melhor a fornecer as informações dos seus utilizadores a terceiros.

Todas as tuas informações desde a tua localização física, os pormenores das tuas pesquisas, informações sobre o teu smartphone / tablet e até mesmo informações sobre as operadoras estariam a ser cedidas a outras empresas.

A transmissão deste tipo de informações é um sério risco para a segurança dos utilizadores deste UC Browser para Android e permitia, em última análise, localizar cada utilizador, algo completamente inadmissível e que viola as regras da Google Play Store.

Entretanto um porta-voz da UC Browser já veio a público negar estas acusações, ao passo que a Alibaba não terá respondido a um email enviado pela agência reuters pedindo mais informações ou comentários sobre o assunto.

UC Browser também já foi removido da Google Play Store

Segundo a agência canadiana de segurança, a Citizen Lab, o UC Browser conta com mais de 500 milhões de utilizadores registados e é o navegador para Android mais popular na China e na Índia, os dois maiores mercados mundiais de smartphones.

Mais ainda, segundo os peritos de segurança, a versão chinesa deste navegador era a mais vulnerável delas todas e expôs um número significativo de utilizadores e de todas as suas informações pessoais a terceiros.

A fuga, ou melhor, a cedência consciente de todas estas informações detalhadas aponta para uma rede clandestina de tráfico de informações privadas, algo que passa completamente ignorado à maioria dos utilizadores mas bem sabemos o quão valiosa pode ser a informação.

Para mais informações sobre esta, e muitas outras marcas e temas, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa.

Existem várias alternativas ao UC Browser para Android

Estaremos atentos a mais desenvolvimentos sobre o caso mas entretanto exorto todos os nossos leitores a remover / desinstalar imediatamente o navegador UC Browser dos seus dispositivos Android e se possível, alertem os vossos contactos para a gravidade da situação.

Alternativamente e uma vez que o UC Browser já não pode ser considerado seguro aconselho-te a experimentar o Google Chrome, o Mozilla Firefox, Opera Mini ou então o Dolphin Browser, todos eles gratuitos na Play Store.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google Maps mudará de aspecto nas versões Web, Android e iOS

OnePlus 5T – Que diferença fazem estas pequenas melhorias?

Samsung Galaxy J5 Prime – Eis as características do próximo smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.