Google Maps mudará de aspecto nas versões Web, Android e iOS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Google Maps é um dos serviços da tecnológica de Mountain View mais utilizados, seja num smartphone Android, iOS ou mesmo através da Web. Uma ferramenta gratuita, fiável e cada vez mais completa com funcionalidades práticas e um aspecto cada vez mais atual e apelativo.

Vê ainda: blog oficial, este serviço vai mudar de aspecto, uma nova cara, um novo design e forma de comunicação que será implementado em todas as suas versões, desde a vista através do computador, a versão Web até às versões para dispositivos móveis Android e claro, iOS.

Google Maps terá uma nova cara, um novo aspecto para Android, iOS e Web

Da mesma forma que o mundo é um local em permanente mudança, o Google Maps vai mudando de igual forma, adaptando-se às nossas exigências, ao ritmo e meios de transporte do nosso dia-a-dia cada vez mais atarefado e programático.

Este Google Maps está cada vez mais intuitivo e inteligente com a integração entre vários serviços, desde o Gmail até ao Calendários Google. Por exemplo, se tiveres um evento definido no calendário, receberás a confirmação no teu Gmail e as direções para o destino no teu Google Maps, sendo apenas um mero exemplo daquilo que todo o ecossistema é capaz de fazer.

Agora, as principais mudanças serão visuais e transversais às plataformas Android, iOS e mesmo na versão Web deste serviço. De forma a uniformizar todas as suas versões e a simplificar a sua utilização, o serviço de mapas aplicará um novo código, um novo sistema de comunicação baseado na cor.

De forma também a salientar os aspectos mais importantes de cada viagem, desde estações de comboio, cafés, museus, hospitais ou simplesmente um novo percurso ou nova rota, as mudanças podem ser facilmente compreendidas pelas imagens acima, na galeria ilustrativa.

Cada categoria terá a sua cor no Google Maps

Para além da atualização com o novo esquema de cor para Android, iOS e Web, o Google Maps vai-te ajudara a encontrar exatamente o ponto de interesse que procuras. Cada categoria de locais terá uma cor associada.

Por exemplo, se estiveres à procura de um café ou de um restaurante na vizinhança bastará olhar para o Google Maps e procurar pelos pontos a laranja, as cor que identificará esta categoria de edifícios / serviços e estabelecimentos.

Os serviços de saúde como Hospitais, centros de saúde e edifícios / serviços relacionados serão apresentados num tom de vermelho claro / rosa. Por sua vez, os pontos comerciais como shoppings, lojas e comércio geral serão apresentados a azul.

Novidades serão gradualmente distribuídas e aplicadas ao Google Maps

Por último, os pontos de transportes, metro, comboio, taxi, entre outros, serão apresentados no mapa a azul claro para que os possas identificar à distância ou pelo menos de uma forma mais expedita.

Estas mudanças pretendem facilitar a apreensão dos conteúdos do Google Maps em todas as suas plataformas, no grande e no pequeno ecrã e podemos ver que cada tipo de edifício ou serviço terá uma cor associada.

Os locais de culto como templos, igrejas e edifícios afins estarão identificados com um azul mais neutro ou acizentado, as atividades ao ar livre estarão identificadas a verde e os serviços a lilás. Mais ainda, os locais de diversão e entretenimento estarão identificados a azul turquesa.

Estas mudanças serão gradualmente introduzidas nos serviços da Google com o Google Maps, o motor de pesquisa, o Android Auto, o Earth, etc, no decurso das próximas semanas sendo a sua chegada faseada.

Em breve no teu Android e iOS

Para mais informações sobre esta, e muitas outras marcas e temas, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa.

A seu tempo estas novidades, este novo sistema de comunicação será também aplicado a sites, aplicações e outros formatos, tanto para iOS, Android e na versão Web.

E tu, costumas utilizar este serviço de navegação da Google? Já recebeste as novidades no teu dispositivo Android ou iOS? Deixa-nos o teu feed-back abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Redmi Note 5A – Um bom gama de entrada por 114€

Xiaomi Redmi 5 e 5 Plus – Especificações, preços e datas de chegada

Motorola lança Moto Snap Polaroid que imprime as tuas fotos na hora!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.