OnePlus 5T - Que diferença fazem estas pequenas melhorias?

Rui Bacelar
OnePlus 5T smartphone diferença melhorias
Chegou, as o que trouxe de novo? Bastará chegar?

Que melhorias traz o OnePlus 5T? Qual a diferença entre o novo OnePlus 5T e o antigo OnePlus 5? Valerá a pena comprar o novo dispositivo? O que acrescenta de novo este Android topo de gama de uma pequena marca chinesa? Porque é que de repente não se fala noutra coisa? Porque é que dizem que vale a pena sem o terem testado?

Vê ainda: OPPO R11s – o smartphone capaz de envergonhar o OnePlus 5T

A nova visão da OnePlus resume-se a um smartphone essencialmente igual ao seu antecessor que fora lançado em junho passado. Agora, volvidos 5 meses sobre a apresentação do OnePlus 5 chega-nos o novo OnePlus 5T, mas porquê? Pertunto eu e certamente muitos dos nossos leitores.

Segundo Carl Pei, co-fundador e vice-presidente desta pequena empresa chinesa que começa a cativar as atenções de cada vez mais utilizadores, “se os utilizadores não devem esperar pelas atualizações de software, também não devem esperar pelas atualizações de hardware” – 1h, 40 minutos e 4 segundos na apresentação que podem encontrar abaixo, no final do artigo.

O que traz de novo e quais as melhorias do OnePlus 5T?

Posto isto, e antes de fazer qualquer juízo e valor sobre o dispositivo, vejamos o que muda desde o OnePlus 5.

Pois bem, o que é que o novo smartphone traz...de novo? Olhemos para a lista, crua, das especificações técnicas, um panorama bastante familiar.

Características técnicas:

  • Ecrã / tela de 6 polegadas Optic AMOLEDdiferença OnePlus 5T novo smartphone 1 melhorias novidades diferença
  • Resolução Full-HD+ (2160 x 1080p) Formato 18:9
  • Vidro Corning Gorilla Glass 5
  • Interface Oxygen OS
  • Sistema operativo Android Nougat 7.1.1
  • Processador Snapdragon 835
  • SoC Octa-core (4×2.45 e 4×1.9GHz)
  • Gráfica Adreno 540
  • 6/8GB de memória RAM
  • 64/128GB de armazenamento interno
  • Bateria de 3300mAh
  • Carregamento rápido Dash Charge
  • Bluetooth 5.0
  • Leitor de impressões digitais na traseira
  • Câmara traseira dupla de 16+20MP
  • Abertura focal de f/1.7 em ambas
  • Sensor primário Sony IMX 398
  • Sensor secundário Sony 376K
  • Câmara frontal de 16MP – f/2.0
  • Sensor Sony IMX 371
  • Flash dual-LED
  • Preço: 499$ ou 499€ e 559$ ou 559€
  • Vendas começam no dia 21 de novembro
  • Dimensões: 156.1 x 75 x 7.3 mm
  • Peso: 162 gramas

Com efeito, a lista de especificações é exatamente igual à do OnePlus 5, sendo a única excepção a presença de um novo ecrã de 6.01 polegadas, tecnologia AMOLED com uma resolução Full-HD+ e um novo formato de 18:9 que conferem ao novo dispositivo algumas melhorias capazes de fazer a diferença.

Que diferença? Quais melhorias?

Afinal de contas, todos queremos um smartphone que se destaque dos demais e, apesar de terem chegado tarde à tendência dos ecrãs sem bezels, ou de margens reduzidas, o OnePlus 5T destaca-se pelo seu ecrã, com um aspecto geral um pouco mais alto e um pouco mais estreito do que o seu antecessor.

Contudo, a resolução deste display é exatamente a mesma, algo que não censuro pois enquanto utilizador diário de um OnePlus 5 sinto que uma tela AMOLED com resolução Full-HD 1080p já é mais do que suficiente.

OnePlus 5T Smartphone Android diferença
Novo smartphone com melhorias que fazem a diferença?

Além disso, uma vez que a bateria se mantém com a mesma capacidade devido às limitações de espaço ao utilizarem o mesmo chassis do modelo anterior, um aumento da resolução significaria um obrigatório aumento no consumo energético que se traduziria, em última instância, numa diminuição da autonomia.

Vê ainda: OnePlus 5T – a nova visão, o novo smartphone da já é oficial!

Outra diferença, e que para alguns utilizador será uma das melhorias e para outro, um autêntico deal-breaker, é a nova colocação do sensor biométrico ou leitor de impressões digitais, agora na traseira.

Ecrã é a grande diferença num pequeno rol de melhorias

Antevendo as críticas de quem gostava de desbloquear o smartphone caso ele estivesse pousado por exemplo numa mesa, a marca referiu que temos aqui o "duplo toque para acordar o ecrã" e demonstrou até a eficácia do desbloqueio através do reconhecimento facial.

É o ecrã que recebe praticamente toda a atenção durante o evento. O ecrã e a câmara fotográfica receberam praticamente toda a atenção da marca e é sobre a câmara que agora me quero debruçar.

Sem zoom ótico (telezoom), será uma das melhorias ou uma das características em falta? Sem estabilização ótica da imagem (OIS) quando praticamente todos os concorrentes já empregam esta tecnologia que é, e sempre será enquanto as leis da física não mudarem, superior à estabilização eletrónica da image (EIS).

OnePlus 5T abdica do zoom ótico mas promete melhores resultados

O novo smartphone OnePlus 5T tem uma dual-câmara na sua traseira com um sensor de 16MP e abertura focal de f/1.7 com uma lente grande angular ao passo que o segundo sensor, de 20MP e abertura focal f/1.7 já não é dotado de uma lente telezoom.

Na prática, o modo de Retrato funcionará da mesma forma uma vez que a OnePlus nunca utilizou a lente telezoom para desfocar o fundo e imitar uma DSLR, método utilizado pelo iPhone 7 Plus.

Ao invés, o OnePlus 5 utiliza a câmara principal, amplia o objeto até 2x e depois usa a câmara secundária para auxiliar a calcular o efeito de profundidade de campo que é em seguida processado pelo smartphone.

Não são duas fotos, é só uma e o sensor secundário servia como mero auxílio do primeiro. Mas quais serão as melhorias efetivas e qual a diferença na qualidade das fotos e vídeo? Isso só uma análise o dirá e já sabem que podem contar com a 4gnews para tal.

OnePlus 5T smartphone Android melhorias diferença
O novo OnePlus 5T não tem uma lente telezoom (zoom ótico)

Sem alterações, sem qualquer diferença nem melhorias permanece o processador, a gráfica, a memória RAM, o armazenamento interno, as dimensões gerais do produto, o esquema de cor, as conectividades, o jack de 3.5mm - felizmente.

O que permaneceu igual no OnePlus 5T?

Sem alteração permanece também a resolução de ecrã, a câmara frontal, o material de construção, a ausência de certificação IP68, o altifalante, a capacidade da bateria, a tecnologia de carregamento rápido e a lista continua.

Em suma, as melhorias no OnePlus 5T são, na melhor das hipóteses, tangenciais. Mesmo assim, para quem tiver um OnePlus 2 - ou talvez até um OnePlus 3, as melhorias deste OnePlus 5T podem fazer a diferença.

Vê ainda: Mais do que nunca precisamos de uma marca como a OnePlus - Opinião de Filipe Alves

Pelo seu preço será ainda uma boa alternativa aos Galaxy S8, se a tua preferência for o aspecto simples da OxygenOS e se não te impores com os lançamentos de meio em meio ano.

OnePlus 5T Smartphone Android
Ecrã, a grande diferença face ao modelo anterior.

Sobretudo se tivermos em consideração o seu preço e tudo o que ele oferece por cerca de metade do preço de venda ao público de um Apple iPhone X. Aí sim, reconheço valor neste novo produto. Um novo Android topo de gama que continua a oferecer muito, por um preço razoável.

Em última análise, e em jeito de completa confissão, eu gosto da OnePlus. Revejo-me com o mote da marca, o espírito irreverente e dinâmico, a vontade de querer dar ao público um produto capaz de igualar qualquer topo de gama por uma fração deste.

Melhorias que não fazem a diferença - para quem tem um OnePlus 5

Contudo, e se de repente a marca encontra maneira de impermeabilizar o smartphone, ou se decidem que o carregamento sem-fios é algo que o consumidor deve ter.

Será que essas melhorias justificarão o lançamento imediato de um OnePlus 6, 6T e por aí fora? Esse é o meu grande receio perante o novo ciclo de lançamentos de 6 em 6 meses que hoje se cimenta com o novo OnePlus 5T.

Terminei a minha relação enquanto consumidor da Sony com o Xperia Z2 perante o desgastante ritmo de lançamentos de novos topos de gama de 6 em 6 meses que inexoravelmente desvaloriza o valor de revenda do flagship anterior, já para não falar no esforço que isto coloca sobre os ombros da marca.

O OnePlus 5T tem um look ligeiramente diferente face ao OnePlus 5 com este novo e elegante ecrã. Contudo, as restantes especificações são exatamente as mesmas e para quem tem um OnePlus 5, o novo T será um smartphone a evitar.

E tu, achas que estas pequenas melhorias fazem a diferença no OnePlus 5T? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google Maps mudará de aspecto nas versões Web, Android e iOS

Xiaomi Redmi 5 e 5 Plus – Especificações, preços e datas de chegada

Motorola lança Moto Snap Polaroid que imprime as tuas fotos na hora!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.