A aplicação de controlo do smartwatch da Google foi detetada durante a análise a um ficheiro APK. Com chegada marcada para o final de 2022, o Google Pixel Watch não deverá usar apenas a aplicação Wear OS para se conectar e sincronizar com o smartphone.
Ao invés, de acordo com as investigações avançadas pela publicação 9to5Google os utilizadores terão uma aplicação dedicada para controlo e personalização das funções deste smartwatch. Terão, contudo, que a descarregar através da Google Play Store.
Google Pixel Watch terá app dedicada para controlo e personalização do smartwatch
Importa notar que as referências a esta aplicação de controlo foram detetadas ao ser efetuada uma análise ao ficheiro APK dos Google Play Services, na sua versão beta, com o número de compilação 22.22. Acima podemos ver algumas capturas de ecrã.
Note-se que apesar de terem sido encontradas as referências à aplicação durante a análise do ficheiro APK isso não significa que a aplicação seja efetivamente lançada par ao público. Todavia, dá-nos, sim, uma boa noção daquilo que podemos esperar.
O Pixel Watch foi conformado pela Google durante a conferência I/O 2022
O relato em questão evidencia também que a versão Wear OS 3 deixará os smartwatches ajudar o utilizador a desbloquear o tablet, bem como o smartphone e até mesmo o Chromebook. Esta funcionalidade já havia sido sugerida em janeiro último, mas só agora vemos indícios práticos da sua existência.
Esta versão beta inclui ainda a menção expressa à aplicação do Pixel Watch. No idioma original (inglês), temos a seguinte instrução “To set up your watch for Smart Unlock, connect it to your phone with the Google Pixel Watch app. Your watch and phone must be connected to use Smart Unlock.”
Por fim, de momento não sabemos exatamente como é que esta aplicação funcionará, ou se trará algum benefício face à aplicação Wear OS. Até à sua apresentação oficial, contudo, é provável que mais informações relevantes cheguem ao domínio público.
Editores 4gnews recomendam: