Google Chrome é o browser mais rápido para computadores Mac da Apple

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O navegador Google Chrome é 20% mais rápido no teste de velocidade da Apple comparativamente com os resultados obtidos há três meses. Quer isto dizer que no espaço de um trimestre, entre março e junho de 2022, o Chrome deu um salto de 20% na velocidade.

Foi, aliás, em março de 2022 que o Chrome conquistou o pódio dos browsers mais rápidos para macOS, superando a solução da própria Apple, o Safari. No entanto, a Google continuou a trabalhar nesta sua solução com os resultados a surpreenderem!

Em março de 2022 o Google Chrome superou o Safari da Apple

O anúncio foi feito pela própria Google, congratulando-se da evolução do seu navegador. Com efeito, as métricas mostram que esta solução para navegar na Internet está 20% mais rápida do que os valores registados há cerca de três meses, em março de 2022.

Isto vem cimentar a liderança do Chrome face às demais soluções, mesmo contra o Safari, o browser desenvolvido pela tecnológica de Cupertino para os seus produtos. Fundamentando esta prevalência estão os valores obtidos no Speedometer da própria Apple.

Mais concretamente, os valores foram obtidos através da plataforma de testes Speedometer 2.0 da Apple. Note-se que os resultados podem variar consoante o website visitado e dos demais programas em execução no computador Mac, para além do próprio hardware.

Os testes de benchmark atribuem a vantagem ao Google Chrome em macOS

A prevalência do Google Chrome sobre o Safari foi apurada pela publicação AndroidPolice, usando um computador MacBook Pro de 2020 com chipset M1. Todavia, tal como adverte o repórter, os seus navegadores estão repletos de extensões e cookies.

Tal como refere a peça, apesar de os benchmarks darem a primazia ao Chrome, a utilização na vida real pode trazer resultados, ou sensações díspares aos utilizadores. Portanto, tudo dependerá do padrão de uso de cada utilizador, respetivas extensões e das caraterísticas técnicas do computador Apple.

Não obstante, as melhorias introduzidas no Google Chrome neste último trimestre dão-lhe uma vantagem significativa face ao estado deste browser no início de março. Portanto, são boas notícias para quem usa este navegador todos os dias, como porta para o trabalho, ou meio de desfrutar e navegar na Internet.

Importa notar, por fim, que esta avaliação sintética pelo benchmark não avalia o consumo energético em cada browser. Algo que também poderá impactar significativamente a escolha do navegador para computadores Apple.

Editores 4gnews recomendam:

  • Motorola Edge (2022) pode superar os Xiaomi 12S neste ponto crucial
  • Xiaomi lança novo monitor barato que vais querer em Portugal
  • iOS 16 traz esta novidade há muito desejada pelos utilizadores Apple
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.