Google Pixel Tablet é oficial: um tablet Android como nunca viste

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Quando a Google revelou, em 2022, que lançaria este ano um novo tablet sabíamos que vinha aí algo diferente. Isto porque o Pixel Tablet foi anunciado com uma doca de carregamento. Agora é finalmente oficial.

Durante a conferência de abertura da Google I/O, o Pixel Tablet foi um dos produtos apresentados. O conceito é simples: quando não o estás a utilizar, este torna-se uma espécie de Nest Hub, ou ecrã/coluna inteligente.

Google Pixel Tablet também serve como ecrã/coluna inteligente quando colocado na doca incluída

À boa maneira de outras colunas ou ecrãs inteligentes, podes assim fazer questões ou controlar os teus dispositivos apenas com a voz. E também podes fazer o chamado “cast”, para que possas ver por exemplo vídeos de receitas na cozinha sem ter sequer de pegar no tablet.

Mas vamos a especificações. Este tem um ecrã LCD de 11 polegadas, com resolução de 2560 por 1600 pixeis e brilho típico de 500 nits. Suporta canetas inteligentes com a tecnologia USI 2.0.

pixel

No interior encontra-se o processador Google Tensor G2 (estreado nos Pixel 7) e o processador de segurança Titan M2. Os utilizadores podem esperar ainda RAM LPDDR5 de 8 GB e armazenamento UFS 3.1 de 128 ou 256 GB.

O tablet conta com uma bateria de 27Wh (não foi revelada a capacidade nominal), que promete até 12 horas de streaming de vídeo. Dispõe de três microfones, quatro altifalantes e sensor de impressões digitais no botão de ligar/desligar. Tem câmara traseira e frontal de 8 MP.

pixel

A grande dúvida era se a doca de carregamento chegaria incluída na caixa, e a resposta é: sim. Esta funciona também como coluna de 43.5 mm, e carrega o tablet a 15 W magneticamente. O aparelho chega nas cores porcelana, noz e rosa. De fábrica tem Android 13, e receberá 5 anos de atualizações.

Preço do Pixel Tablet na Europa é salgado

O preço anunciado é de 499 dólares nos Estados Unidos e 599 libras no Reino Unido. Mas o preço de referência na União Europeia é de 679 €, como se verifica nas Google Store da Alemanha e França. Não será vendido oficialmente em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.