Google Pixel Tablet 2023 é o novo gadget perfeito para a Smart Home

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A tecnológica norte-americana deu a conhecer o seu portefólio de produtos para o final de 2022 e boa parte de 2023. Além dos novos smartphones Pixel 7 temos, com efeito, um novo e versátil tablet Android, o elegante Google Pixel Tablet.

Temos um novo tablet com ecrã de 10,95 polegadas, o novo processador Tensor G2 e uma base de carregamento magnética proprietária, a Charging Speaker Dock que, aliás, também funciona como suporte e altifalante inteligente.

Este é o novo tablet e Ecrã Inteligente Google Pixel Tablet (2023)

Tablets are at home 80% of the day—so we set out to reimagine what a tablet can be.#GooglePixelTablet + Charging Speaker Dock coming 2023¹ ✨🎵 Enhanced audio🗣️ Hands-free help w/ #GoogleAssistant²🖼️ Dock photo display 🔋 Always ready#MadeByGoogle¹,²See video for info pic.twitter.com/J3nScV0Evm

— Made By Google (@madebygoogle) 6 de outubro de 2022

O novo tablet recebeu, oficialmente, o sufixo de 2023, indicando que este será um dos produtos bandeira da empresa também para o próximo ano. Nesse sentido, temos desde logo uma construção em alumínio (reciclado) e revestimento nano-cerâmico para maior durabilidade e toque premium.

A propósito, segundo a própria Google, a sensação de tocar no novo Pixel Tablet (2023) é similar ao toque da porcelana. Ou seja, uma sensação de suavidade, solidez e frescura ao pegar no produto em questão.

Tensor G2 é o "coração" do novo tablet da Google

Por outro lado, a empresa foi muito frívola na referência às especificações técnicas do tablet propriamente dito. Sabemos que este apresenta um ecrã de grandes dimensões, sensivelmente 10,95 polegadas de diagonal, mas pouco mais.

Google Pixel Tablet 2023
Aspeto geral do tablet Google Pixel Tablet 2023.

A exceção aqui sendo a referência aos novos processadores da empresa, os Tensor G2, o chipset de segunda geração. Segundo a fabricante, a experiência de utilização estará mais fluída que nunca, com uma experiência Android de grande nível e grande ecrã.

Porém, uma boa parte das caraterísticas únicas deste processador - Tensor G2 - dedicadas à câmara fotográfica não estarão presentes no tablet em causa devido à sua parca configuração de câmaras fotográficas.

Ecrã Inteligente com a sua própria base e altifalante para o lar IoT

Google Pixel Tablet 2023

O novo Google Pixel Tablet 2023 pode ser usado como um tablet Android convencional, para os mais variados fins de entretenimento, ou até produtividade. Porém, mostra-se (ainda) mais no seu elemento ao ser usado como centro da Smart Home.

Isto é, ao estar na sua base de carregamento dedicada, a qual inclui um altifalante de dimensões consideráveis, a Charging Speaker Dock. Tal como o nome indica, esta é a sua doca de carregamento, com suporte magnético e no qual também temos um altifalante mais pujante.

Assim, conjugado com a base de carga / altifalante, o Tablet torna-se num Hub perfeito para controlar os demais equipamentos e gadgets sincronizados com a casa inteligente.

Tablet perfeito para usar em casa como centro de controlo IoT

Google Pixel Tablet 2023 Charging Speaker Dock

Em suma, esta Charging Speaker Dock carrega o tablet via wireless, ou carregamento sem-fios, mantendo-o ativo como Hub de conetividade e controlo do lar IoT, servindo também de "casa" para a omnipresente Assistente Google.

O tablet liga-se à base de carregamento de modo similar ao MagSafe da Apple. Ou seja, bastando encostar o tablet à sua base para este se conectar rapidamente à mesma.

O novo embaixador, com grande ecrã do Android 13

#GooglePixelTablet is the best way to experience #Android on a tablet.This includes Material You, so you can completely personalize it with a custom color palette and new color variants based on your wallpaper and lockscreens. #MadeByGoogle pic.twitter.com/ARrRGqVGmm

— Android (@Android) 6 de outubro de 2022

O Pixel Tablet terá várias aplicações feitas à medida do grande ecrã. Esta é a promessa da Google que revelou manter-se em contacto com vários programadores para esse mesmo efeito.

Temos também suporte para a Stylus, ou caneta, ainda que a empresa não tenha referido se na caixa do tablet temos algum acessório desta categoria na caixa propriamente dita.

Por fim, a Google não especificou a data de chegada ao mercado do Pixel Tablet, tampouco tendo revelado o preço ficha técnica completa para este novo produto.

Thanks for joining #MadeByGoogle#Pixel7#Pixel7 Pro#GooglePixelWatch#PixelBuds Pro#GooglePixelTablet (2023)¹—a growing portfolio to understand your needs and make life easier.Learn more at the Google Store: https://t.co/uJEC2zgFT9¹See image for info pic.twitter.com/7bOI0SN9cP

— Made By Google (@madebygoogle) 6 de outubro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.