Google Pixel 9a será lançado mais cedo do que o previsto

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O próximo smartphone da Google a ser apresentado é o Pixel 9a. Este será o seu novo modelo de gama média e um dos mais interessantes do mercado neste segmento.

A tradição diz-nos que esta linha de smartphones é apresentada em maio durante a conferência Google I/O. Contudo, tal como revela agora um novo rumor, isso não acontecerá em 2025.

Google Pixel 9a será lançado em março de 2025

Segundo o que a publicação Android Headlines conseguiu apurar, o Google Pixel 9a será lançado em março do próximo ano. Ou seja, sensivelmente dois meses antes do que é habitual.

Google Pixel 9a

Em rigor, a fonte revela que a pré-venda do Pixel 9a começará a meados de março do próximo ano. Já a sua chegada às lojas e período de venda regular começará no final desse mês.

Isto significa que a Google poderá realizar um novo evento na primavera para apresentar este equipamento ou fazê-lo através de um comunicado de imprensa.

A fonte em causa refere ainda que esta não será uma situação pontual. Por outras palavras, este passará a ser o calendário oficial da Google, o que significa que o Pixel 10a será anunciado em março de 2026.

Google está a antecipar os seus principais lançamentos

Esta antecipação na apresentação dos Pixel 9a é apenas mais um capítulo das decisões que a Google tem tomado. Tudo começou em agosto com o lançamento dos topos de gama Pixel 9, algo que só costumava acontecer em outubro.

Temos ainda notícias de que a Google está a planear lançar o Android 16 mais cedo que seria expectável. O Android 15, por exemplo, só chegou à sua versão final há poucas semanas, contudo, o seu sucessor pode chegar já no segundo trimestre de 2025.

Perante isto, a antecipação no lançamento do Pixel 9a acaba por não ser uma enorme surpresa. Caso a Google apresente os Pixel 10 em agosto, faz sentido que o seu novo gama média também chegue mais cedo.

Olhando para o que podemos esperar do Pixel 9a, os rumores dizem-nos que ele chegará com um ecrã de 6,1 polegadas. Já o seu processador será o Tensor G4 e será lançado já com o Android 15 instalado.

Relativamente à sua câmara, muito pouco ou nada se sabe. Podemos apenas especular que ela contará com algumas funcionalidades dos Pixel 9, nomeadamente as suas funções de Inteligência Artificial.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.