Google Pixel 8 é o próximo smartphone compacto de topo para 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O ecrã dos smartphones tem aumentado gradualmente ao longo dos últimos anos. Porém, com o próximo smartphone Google Pixel 8 a tendência pode inverter-ser caso os recentes rumores e fugas de informação tenham, efetivamente, algum lastro de verdade.

Atualmente é impossível comprar um smartphone topo de gama relativamente compacto desde que a ASUS e também a Apple abandonaram os respetivos "Mini". No entanto, além do smartphone dobrável da Google, contamos também com um Pixel 8 compacto.

Esperança para quem procura um smartphone compacto em 2023

Google Pixel 8 smartphone Android

Tal como apontam já várias fontes, entre as quais destacamos o testemunho do leaker Ross Young, o próximo flagship terá um ecrã menos que o seu antecessor. Será consideravelmente mais compacto, com cerca de 6,1 polegadas a chegar em 2023.

Importa frisar que o modelo Google Pixel 8 Pro deve chegar com um ecrã de 6,7 polegadas, modelo de grandes dimensões. Já o modelo base, mais uma vez segundo a fonte supracitada, terá um ecrã de 6,1 polegadas que facilitará bastante o seu uso com uma mão.

É possível, todavia, que o ecrã de 6,16 polegadas de diagonal (medidas mais precisas) sejam apresentadas ao público como 6,2 polegadas, arredondando este valor. Não obstante, este seria um dispositivo compacto topo de gama com sistema operativo Android.

Google Pixel 8 pode ser revelado durante o evento Google I/O em maio

Google Pixel 8 will have a 6.16 inch Display From @DSCCRoss pic.twitter.com/C3iWw4tvfo

— Anthony (@TheGalox_) 12 de abril de 2023

Sabemos também que o display propriamente dito será fabricado pela Samsung para incorporação na próxima geração de equipamentos Google Pixel. Algo que, na minha opinião, mais não é que uma decisão acertada e expectável face ao excelente desempenho da Samsung na produção e desenvolvimento de ecrãs para os mais variados fins e utilizações.

O mesmo leaker refere que a produção destes ecrãs, em massa, começará no próximo mês de maio. Mais uma vez, esta previsão vai ao encontro do que é expectável no mercado mobile, após o anúncio do produto propriamente dito.

Numa outra nota, apesar de a apresentação ou revelação dos Pixel 8 poder ocorrer no próximo mês de maio, só contamos com a sua chegada ao mercado em outubro de 2023.

Chegada a mercado deve ocorrer em outubro de 2023

From DSCC's new monthly OLED smartphone service:- Google Pixel 8 - 6.16", down from 6.32" on the Pixel 7- Google Pixel 8 Pro - 6.7", same as Pixel 7 ProBoth start panel production in May.

— Ross Young (@DSCCRoss) 12 de abril de 2023

A Google "brinda-nos" com um grande hiato entre a revelação do produto e a sua efetiva disponibilidade no mercado. Fê-lo com a atual geração Pixel 7 e todos os sinais apontam para a manutenção desta mesma estratégia no presente ano.

Dito isto, contamos sim com a revelação do smartphone acessível - Google Pixel 7a - bem como o seu tão aguardado dispositivo móvel dobrável, o Google Pixel Fold. A par disto contamos também com o seu tablet, o Pixel tablet, entre outras novidades.

Por fim, como em qualquer fuga de informação, recomendamos sempre alguma cautela na interpretação destas informações não oficiais por muito prováveis e plausíveis que sejam.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.