Samsung Galaxy Z Tab vai desafiar o mercado já em 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A tecnológica sul-coreana foi uma das primeiras fabricantes, senão mesmo a primeira de renome a introduzir uma gama bem composta de smartphones dobráveis.

Desde então, a Samsung tem os seus Galaxy Z Flip e Galaxy Z Fold como dois dos smartphones dobráveis mais icónicos do mercado, com as rivais a seguir o seu exemplo de perto.

O sucesso dos demais dobráveis não apaziguou, como aliás não o pode fazer caso se queira manter sempre na crista da inovação, a Samsung. Assistimos também a um constante aperfeiçoar das fórmulas e formatos existentes no portefólio da marca.

Com efeito, a fabricante líder de mercado estará a preparar um terceiro dobrável. Será um autêntico tablet dobrável apelidado justamente Samsung Galaxy Z Tab, cujas primeiras imagens (virtuais) são impressionantes.

O mais irreverente tablet dobrável a chegar em 2023

Samsung Galaxy Z Tab

Com cada vez mais smartphones dobráveis no mercado a pressão sobre a Samsung tem, naturalmente, aumentado com novas opções a tentar conquistar a atenção dos consumidores. Este ano, já temos como certos, os modelos de quinta geração. A saber, os Samsung Galaxy Z Flip5 e Samsung Galaxy Z Fold5 a chegar, ao que tudo indica, no próximo mês de agosto de 2023.

Em simultâneo, é possível e até mesmo provável, que a tecnológica sul-coreana nos brinde com este novo (e terceiro) elemento para a gama de produtos dobráveis. Algo que pode efetivamente mudar o paradigma de mercado e introduzir o conceito de dobráveis no segmento dos tablets.

Ao passo que ambos os smartphones devem ser "meras" iterações com o mesmo formato já explorado. Isto, clado, sem descurar as respetivas e esperadas melhorias em vários dos pontos cruciais dos telefones, certo é que o factor novidade parece residir neste Samsung Galaxy Z Tab.

O mais audaz dos produtos dobráveis da Samsung para 2023

Samsung Galaxy Z Tab

Certo é que dispositivos como o Samsung Galaxy Z Fold4 e respetivo sucessor são já (quase) pequenos tablets quando têm o seu ecrã principal estendido. Mas, e se este conceito fosse aplicado a dispositivos de maiores dimensões como a tablets de 11 mesmo 12 polegadas?

Ao que tudo indica, e como bem ilustra a publicação holandesa LetsGoDigital, este seria um dos lançamentos mais cativantes da marca. Aliás, podendo reanimar também o mercado dos tablets que já voltou a abrandar.

Nesse sentido aponta também o leaker @Tech_Reve que sugere a apresentação da gama de tablets Galaxy Tab S9 junto do novo tablet dobrável Samsung Galaxy Z Tab.

Samsung Electronics' upcoming foldable phones, the Galaxy Z Fold 5 and Z Flip 5, are expected to use the same M12 material set as last year's Z Fold 4 and Z Flip 4. Aside from Apple, Samsung Display has developed a new material set, M13, for other customers

— Revegnus (@Tech_Reve) 10 de abril de 2023

A hipótese em si é, na minha opinião, bastante plausível face ao histórico da fabricante (em sincronizar as apresentações e produtos similares). Não obstante, para já não temos certezas sobre os planos da marca, sendo todavia extremamente provável a apresentação e lançamento dos Galaxy Z Flip 5 e Galaxy Z Fold 5.

Agosto é o mês provável para a apresentação do Samsung Galaxy Z Tab

Samsung Galaxy Z Tab

A existir, efetivamente, o tablet Samsung Galaxy Z Tab será apresentado no próximo mês de agosto, junto dos demais lançamentos da tecnológica sul-coreana. Para já, contudo, as evidências da sua existência são manifestamente poucas, ainda que considere o conceito e respetivo produto perfeitamente plausíveis.

Dito isto, continuaremos a acompanhar as novidades e fugas de informação relacionadas com este peculiar tablet Samsung Galaxy Z Tab.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.