Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Google Pixel 7a VS Pixel 7: as pequenas diferenças

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Recentemente, a Google lançou o smartphone mais acessível Pixel 7a. Mas será que este modelo difere muito do modelo base Pixel 7?

Colocamos os dois terminais frente a frente para assinalar todas as suas diferenças. Mas algumas são tão subtis que nem se percebe muito bem a diferença…

Atributos Pixel 7a Pixel 7
Preço 517 euros 569 euros
Ecrã 6,1 polegadas 6,3 polegadas
Carregamento rápido 18 watts 20 watts
Bateria 4.385 mAh 4.355 mAh
Peso 193 gramas 198 gramas

Pixel 7 ou 7a: O fator decisivo pode mesmo ser o preço

A escolha entre o Pixel 7 e Pixel 7a é difícil. Os modelos são bastante semelhantes nas suas especificações e estrutura. Contam-se pelos dedos de uma mão as pequenas diferenças. No entanto, os pontos que não têm em comum podem ser decisivos, especialmente no que se refere ao preço.

Em Portugal, os utilizadores interessados têm de adquirir um dos terminais numa loja de retalho online. Por isso, tomemos como exemplo a Amazon Espanha. Nesta plataforma, o modelo Pixel 7a com 8 GB de memoria RAM e 128 GB de capacidade no armazenamento externo custa 517 euros.

Exatamente com a mesma configuração (8GB+128GB), o Google Pixel 7 tem um custo de 659 euros. Recorde-se que ambos os modelos são alimentados pelo processador Tensor G2, proprietário da marca. Logo, o desempenho que ambos entregam é equivalente.

Por esta razão, o preço pode efetivamente ser um fator decisivo na hora da compra e, suspeitamos, que o Pixel 7a poderá sair vencedor no que respeita a receitas globais de vendas.

Ecrã, peso e design

Comecemos pelo design. Os dois modelos são irmãos gémeos à primeira vista. Mas o painel traseiro do Pixel 7a é em plástico enquanto o painel do Pixel 7 é feito em vidro.

O tamanho é ligeiramente diferente, pelo facto de o Pixel 7 integrar um ecrã de 6,3 polegadas e o modelo 7a ficar-se pelas 6,1 polegadas. Mas a diferença de 0,2 polegadas será assim tão significativa quando se tratar de visualizar conteúdos?

Melhor: uma das grandes atualizações do Pixel 7a foi a integração de uma taxa de atualização de 90 Hz, exatamente a mesma fornecida pelo seu “irmão mais velho” Pixel 7.

No peso dos modelos, a mesma pequena diferença. O Pixel 7a regista na balança 193 gramas e o Pixel 7 198 gramas. Mais uma vez, será que 5 gramas fazem diferença no transporte diário do terminal?

Bateria e suporte para carregamento rápido e sem fios

Encontramos outras diferenças demasiado subtis na bateria e carregamento rápido. O Pixel 7 conta com uma bateria de 4.355 mAh com carregamento rápido de 20 watts. Já o Pixel 7a tem uma bateria de 4.385 mAh com suporte de 18 watts.

Estas diferenças são tão subtis que, na prática, os utilizadores mal vão dar por elas.

O Google Pixel 7a ganhou a funcionalidade de carregamento sem fios e é aqui que está uma diferença passível de ser notada. O novo modelo fornece este recurso limitado a 7,5 watts enquanto o Pixel 7 oferece 20 watts. E na hora de carregar, os utilizadores vão perceber que o modelo acessível é bastante mais lento a alimentar a bateria.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt