A existência de um acordo milionário entre a Google e a Apple já era de conhecimento geral. Mas um novo relatório indica que a dimensão desse acordo é ainda maior do que poderíamos imaginar.
De acordo com dados da empresa de análise Bernstein, publicados no The Register, a Google está a pagar entre 18 e 20 mil milhões de dólares por ano à Apple para se manter como o "motor de busca dominante no iPhone".
Receitas milionárias com publicidade e comissões
As informações foram fornecidas para a investigação que o Departamento de Justiça dos EUA está a conduzir sobre um Acordo de Serviços de Informação (ISA) entre a Apple e o Google, no âmbito de um processo antitruste contra o Google.
De acordo com os dados apurados, o acordo entre as duas gigantes da tecnologia representa entre 14% e 16% dos lucros operacionais anuais da Apple. Além disso, segundo relatórios financeiros do Google, 22% da receita total de publicidade da empresa é gasta em custos de aquisição de tráfego.
O relatório da Bernstein indica que a quantia recebida apenas pela Apple é cerca de 40% desses 22%, ou seja, 8,8% da receita total de publicidade da Google. Dado que a Google gerou 222,47 mil milhões de dólares em receitas de publicidade em 2022, a Apple recebeu aproximadamente 19,5 mil milhões de dólares no ano passado.
Para o Departamento de Justiça, o valor recebido pela Apple também poderia ser um pouco mais baixo, em torno dos 10 mil milhões de dólares, mas esse número seria estimado por fontes externas (e ainda seria consideravelmente alto).
Apesar dos valores astronómicos do acordo, tanto a Apple quanto o Google ainda faturam bem mais com as suas publicidades, que também são frutos da relação entre as duas empresas. Sob o controle do iPhone, a Apple gera mais de 60 mil milhões de dólares em receitas de publicidade. Conforme mencionado anteriormente, os valores da Google ultrapassam os 200 mil milhões de dólares.
O tribunal pode decidir pelo término do acordo entre a Apple e o Google
O relatório da Bernstein também menciona que existe a possibilidade de o Tribunal Federal dos Estados Unidos decidir contra a Google e forçar a rescindir o seu acordo de pesquisa com a Apple. E a Apple não está despreparada para caso isso aconteça.
Há alguns dias, informações dos depoimentos prestados no julgamento antitruste sobre a pesquisa do Google revelaram que a Apple esteve muito próxima de substituir o Google pelo DuckDuckGo como motor de busca, na tentativa de trazer mais privacidade para o navegador Safari.
Ainda no início deste mês, outros rumores apontaram que a Apple também tinha planos de criar o seu próprio motor de pesquisa. Outra possibilidade ainda seria um acordo com a Microsoft para a utilização do Bing.
Editores 4gnews recomendam: