Firefox ganha função incrível para quem faz compras na Amazon

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Mozilla, empresa responsável por um dos navegadores mais populares do mundo, o Firefox, fez saber que o seu browser integrará, muito em breve, um trunfo incrível para quem tem por hábito fazer compras online. Seja na Amazon ou noutras lojas online, será agora possível detetar as avaliações falsas, as reviews compradas ou geradas artificialmente até no eBay.

Tal será possível graças a uma das últimas aquisições da Mozilla, a empresa Fakespot cujo principal produto é exatamente este mesmo indicador de veracidade das avaliações. Para tal, o seu "motor" de avaliação emprega atribuiu uma nota de A a F a este atributo.

Fazem compras na Amazon? Então o Mozilla pode ser o melhor aliado!

Mozilla Firefox

O melhor de tudo? A próxima grande atualização do Firefox, um dos maiores rivais do Google Chrome, integrará esta função de forma nativa já no próximo mês de novembro. Ao que tudo indica será já com a versão 120 do Firefox para desktop, tal como aponta a publicação MS Power User.

Importa frisar que esta nova ferramenta a chegar ao Mozilla vem combater uma das atuais, e más tendências, criadas ou possibilitadas pela Inteligência Artificial, a colocação de avaliações falsas. Este fator tem sido amplamente usado para inflacionar as opiniões sobre um determinado produto e, com esse ensejo, levar um consumidor a optar por aquele produto.

Browser vai sinalizar avaliações falsas, ou geradas pela IA

Após a aquisição em maio último da empresa responsável por esta ferramenta de deteção de avaliações geradas pela IA, a sua incorporação no browser estará prestes a concretizar-se. Naturalmente, para o utilizador será uma mais-valia e proteção adicional.

Frisamos que estas avaliações faltas incutem uma falsa sensação de segurança e confiança num determinado produto, levando facilmente a que uma compra online se transforme num arrependimento severo.

Por outro lado, certo é que as avaliações verdadeiras são extremamente úteis para colher opiniões sobre o produto antes de nós, consumidor, adquirirmos o mesmo. É exatamente aqui que a Fakespot, a empresa adquirida pela Mozilla, intervém com o seu trabalho.

Em suma, é agora uma questão de aguardar mais alguns dias até à chegada e distribuição global da próxima grande atualização deste navegador a chegar ao mercado global. Curiosamente, também a ferramenta da Fakespot emprega algoritmos de IA para, neste caso, detetar avaliações artificiais publicadas nas lojas online.

Mozilla buys Fakespot, a startup that identifies fake reviews, to bring shopping tools to Firefox. Mozilla announced today that it has acquired Fakespot, a startup that offers a website and browser extension that helps users identify fake or... https://t.co/0u312CdI8I #IdeaFire pic.twitter.com/Uno8eDokUq

— 𝕊𝕖𝕒𝕟 𝕄𝕒𝕜𝕦𝕝𝕠𝕨𝕚𝕔𝕙 (@SeanMakulowich) 2 de maio de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.