Apple considerou substituir o Google pelo DuckDuckGo no Safari em modo privado

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

Testemunhos prestados no julgamento antitruste nos EUA sobre a pesquisa do Google revelaram que a Apple esteve muito próxima de substituir o Google pelo DuckDuckGo como motor de busca padrão no seu navegador Safari.

Atualmente, a Apple tem um acordo altamente lucrativo com o Google para utilizar o seu motor de busca como opção padrão no Safari, o navegador padrão em iPads, Macs e iPhones. Contudo, na altura, o DuckDuckGo teria parecido uma opção mais privada.

A quase troca de motor de busca foi a única integração com o DuckDuckGo que não se concretizou

Apple Duckduckgo
Apple considerou trocar Google por DuckDuckGo (Imagem: Shutterstock / pio3)

Com o recente lançamento do iOS 17, os utilizadores de dispositivos Apple notaram que se tornou mais fácil usar alternativas à pesquisa Google no modo de navegação privada do navegador Safari. No entanto, a verdade é que a Apple considerou ir ainda mais longe com essas alternativas.

Segundo Leah Nylen da Bloomberg, o juiz distrital dos EUA que lidera o julgamento antitruste dos Estados Unidos sobre a pesquisa do Google, Amit Mehta, recentemente tornou públicas transcrições que revelaram que a Apple chegou a ter conversas para possivelmente substituir o Google pelo DuckDuckGo como o seu motor de busca padrão.

As transcrições em questão contêm os depoimentos de Gabriel Weinberg, CEO da DuckDuckGo, e John Giannandrea, ex-chefe de pesquisa do Google e atual vice-presidente sénior de Machine Learning e estratégia de Inteligência Artificial da Apple.

No depoimento, Weinberg revelou que foram realizadas quase 20 reuniões entre a DuckDuckGo e a Apple para discutir a possibilidade. O CEO ainda admitiu que acreditava que a mudança ocorreria, uma vez que as outras integrações anteriores do DuckDuckGo chegaram ao Safari. Segundo ele, esta foi a única integração proposta que não foi concluída com sucesso.

Apple não considerou o DuckDuckGo tão privado quanto a empresa alegava

O motivo das discussões estava relacionado à busca da Apple por mais privacidade no seu browser, num contexto em que o Google - que representa 90% do mercado de motores de busca - estava a enfrentar acusações de infração da lei antitruste dos Estados Unidos.

No entanto, a razão para o acordo entre a Apple e o DuckDuckGo não ter avançado também estava relacionada a essa busca por privacidade. Para Giannandrea, o "marketing sobre privacidade do DuckDuckGo é um tanto inconsistente com os detalhes", pois a empresa depende do Bing em algumas áreas.

Em contraste com a declaração de Giannandrea de que o DuckDuckGo não era tão privado quanto afirmava ser, um porta-voz do motor de busca afirmou à Bloomberg que a empresa toma medidas para evitar que "provedores de hospedagem e conteúdo criem um histórico das suas pesquisas".

A Apple já considerou outras alternativas ao Google no Safari

Esta não foi a primeira vez que a Apple procurou alternativas ao uso do Google como motor de pesquisa no Safari. Depoimentos de testes anteriores revelaram que a empresa já considerou uma parceria ampla com a Microsoft para tornar o Bing o motor de busca padrão dos dispositivos Apple.

Em outra ocasião, a Apple também teria ponderado a possibilidade de desenvolver o seu próprio motor de busca. No entanto, esse plano também não se concretizou, e o lucrativo acordo com o Google permaneceu intacto.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.