Google paga à Samsung para dominar smartphones Android

Mónica Marques
Mónica Marques
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Recentemente, um caso antitrust que envolve a Google e a Epic Games revelou informações cruciais sobre a estratégia da gigante de pesquisa para garantir o domínio no universo de smartphones Android.

Uma das medidas estratégicas utilizadas pela Google envolve diretamente uma das marcas mais relevantes do mundo de terminais móveis.

Acordo entre Samsung e Google envolve pagamento de 8 mil milhões de dólares

imagem da mascote Android
Google definiu uma estratégia para que os seus serviços fossem prioritários nos smartphones Android Crédito@Neotam/Pixabay

A agência de notícias Bloomberg acaba de revelara que a Google pagou à Samsung uns generosos 8 mil milhões de dólares (aproximadamente 7,4 mil milhões de euros), durante um período de quatro anos, para garantir que os seus serviços continuavam a ser a opção padrão nos smartphones Galaxy.

Com este acordo, a Samsung garantia que serviços como o Google Search, Google Assistant e Play Store são os serviços padrão nos seus telefones, colocando em segundo planos as suas próprias opções como o assistente de voz Bixby e Galaxy Store.

Por sua vez, a Google conseguia garantir o domínio dos seus serviços no universo Android e desencorajava a implementação de serviços de terceiros.

Esta informação foi confirmada por James Kolotouros, vice-presidente de parcerias do Google, durante o seu depoimento no caso de antitrust com a Epic Games. O responsável sublinhou a importância deste entendimento com a Samsung e até revelou o papel crucial da gigante sul-coreana.

De acordo com Kolotouros, a contribuição da Samsung representou mais de metade da receita da Play Store da Google.

Google partilhou receitas de publicidade para garantir os seus serviços como prioritários

A Google não se poupou a esforços para garantir o domínio no universo Android. Esta estratégia que envolvia a Samsung é parte integrante do projeto Banyan que continha mais medidas.

Entre estas está a partilha das receitas de publicidade e a oferta de incentivos para as marcas de smartphones darem prioridade aos serviços Google, nos ecrãs iniciais dos equipamentos móveis.

De acordo com as informações divulgadas, em 2020, a Google pretendia gastar 2,9 mil milhões de dólares (cerca de 2,6 mil milhões de euros) nesta estratégia. Valor este que, em 2023, aumentaria para 4,5 mil milhões de dólares (aproximadamente 4,1 mil milhões de euros).

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Mónica Marques
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Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt