Comissão Europeia prepara-se para aplicar multa milionária à Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

O Google é o motor de busca mais popular do mundo. A sua enorme popularidade dotou-o de um quase monopólio dos resultados e buscas que fazemos na Internet. Uma posição de poder que tem assustado e preocupado alguns organismos transaccionais como a Comissão Europeia. Esta já não é a primeira vez que o assunto é discutido mas agora, a Comissão Europeia estará mesmo a preparar-se para entregar à Google uma "prenda" pouco desejável.

Vê ainda: Asus ZenFone 4 - o primeiro dos ZenFone 4 será o “MAX”

O papel desta gigante tecnológica nas nossas vidas é cada vez mais crucial. Muito além do simples motor de busca. Aliás, ainda há poucos dias vimos o Google Drive a receber novas funcionalidades, nomeadamente a possibilidade de fazer backup a todos os ficheiros do teu computador. Esta atualização entrará brevemente em funcionamento e não deixa de ser uma adição bem-vinda. Contudo, estará o Google a abusar da sua posição dominante?

O monopólio da Google?

Nas próximas semanas, da União Europeia, surgirá uma decisão sobre a investigação que teve por alvo as práticas e políticas desta gigantesca empresa. Mais concretamente, a gigante poderá receber uma multa (sanção pecuniária) que excede os mil milhões de euros caso o parecer da Comissão decida efetivamente culpara a Google. Estas informações foram avançadas pelo Financial Times no ano passado a Google registou cerca de 90 mil milhões de dólares em receitas.

As atenções dos mecanismos reguladores de mercado da UE recaem também sobre o facto de o motor de busca mais popular do mundo carregar as suas aplicações em todos os smartphones e dispositivos móveis que utilizem o seu sistema operativo, o Android. Uma coisa é certa, este tema ainda dará muito que falar portanto fica atento à 4gnews para mais desenvolvimentos.

Outros assuntos relevantes:

Motorola e Nokia têm estratégias bem mais semelhantes do que se possa imaginar

Spotify continua a crescer e já tem mais de 140 milhões de utilizadores

Moto G5S: nova imagem revela o design, especificações e preço do terminal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.