Google mudará o aspeto destas (boas) apps grátis para Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google tem um vasto acervo de aplicações ou apps para Android presentes na maioria dos smartphones que podem encontrar no mercado. São excelentes soluções para mensagens, comunicação e chamadas, gestão do dispositivo, entre outras funcionalidades.

Em causa estão apps como o Mensagens Google, Telefone, Relógio Google, Chat, entre outras disponíveis gratuitamente através da Google Play Store. Em breve, estas apps famosas vão mudar consideravelmente o aspeto dos seus respetivos ícones.

Mensagens Google foi a primeira app a mudar o ícone para Android

Mensagens Google
O Antes e o Depois do ícone para a aplicação Mensagens da Google.

Em primeiro lugar, já na semana passada demos conta das alterações a caminho da Mensagens da Google, a app de gestão das SMS e comunicações RCS, gratuita para Android. De momento, esta aplicação já conta com o novo ícone, indicado acima.

Podemos ver agora um campo branco com o símbolo a azul e a sugestão de vários conteúdos no novo ícone. O mesmo se replica no ícone escuro da mais recente versão desta aplicação. Aliás, as novidades também já chegaram a Portugal.

Design Material You ganha uma nova implementação nas apps Google

Google apps
O Antes e o Depois do ícone para a aplicação Contactos da Google.

Tal como a Mensagens Google, também a aplicação de Contactos, para gestão da lista telefónica, terá uma implementação similar. Em causa está a adoção dos novos ditames do design Material You, optando por um fundo branco (no modo Claro), com novo ícone.

Também para o Modo Escuro, temos agora a indicação de "dois elementos" para sinalizar a existência de mais conteúdos e ações de que podemos tirar partido com estas aplicações para dispositivos Android.

Mais uma vez, a atualização é feita de forma gradual e faseada, com os novos ícones para a app Contactos da Google a chegar através da Google Play Store. Portanto, se querem experimentar já as novidades, bastará aceder à Play Store e verificar a existência de atualizações disponíveis para estes apps.

Distribuição gradual e faseada para as várias apps Google em ambiente Android

Apps Google
Aspeto geral dos ícones atuais (versão antiga) das várias apps Google.

O novo design para as aplicações da Google mostram-se deveras interessantes, mais dinâmicas e, quiçá, até com algumas influências do logótipo do TikTok. De qualquer modo, apresentam-se mais dinâmicos e continuam facilmente reconhecíveis.

Aliás, os novos ícones também se vão poder adaptar ao modo e esquema de cores do Tema aplicado ao dispositivo Android para uma experiência visual mais coesa entre os diversos elementos.

Em ambiente iOS a Google aposta na transparência para os iPhone

Your favorite Google apps are just a tap away with our new Lock Screen and Home Screen widgets for iPhones. Mix and match widgets you love and easily get the info you need, whenever you want. Learn more ↓ https://t.co/2PmxpB82Wb

— Google (@Google) 19 de outubro de 2022

Acima podemos ver alguns dos ícones das aplicações em questão, e outras ferramentas da tecnológica norte-americana, para dispositivos Apple iPhone. Aí, a palavra de ordem aparenta ser a Transparência.

Por fim, de acordo com a própria Google, o novo design simples e plano permite identificar ainda mais rapidamente as apps de comunicação e gestão do telefone da empresa face às demais aplicações instaladas no telefone.

Em suma, temos uma implementação mais simples para entregar, ainda melhor, a mensagem visual e permitir ao utilizador saber exatamente o que é que cada uma destas aplicações faz.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.